As negociações entre os dois clubes tiveram início na passada terça-feira, dia em que o avançado recebeu "luz verde" para viajar para a Turquia, mas só esta manhã ficaram definidos os últimos detalhes da transferência. O avançado, de 21 anos, prepara-se assim para iniciar a sua primeira experiência no futebol estrangeiro.
31 janeiro 2008
Tiago Targino vai jogar no Manisaspor
As negociações entre os dois clubes tiveram início na passada terça-feira, dia em que o avançado recebeu "luz verde" para viajar para a Turquia, mas só esta manhã ficaram definidos os últimos detalhes da transferência. O avançado, de 21 anos, prepara-se assim para iniciar a sua primeira experiência no futebol estrangeiro.
Explosão em Istambul causou 22 mortos e 115 feridos
O governador civil de Istambul, Müammer Guler, revelou que houve um incêndio de pequenas proporções no quarto andar do prédio minutos antes da explosão, e que oito dos mortos eram curiosos que observavam o incêndio.
O prédio de cinco andares, localizado em Davutpaşa, também albergava oficinas têxteis e desabou parcialmente em resultado da explosão. Construções vizinhas foram também danificadas.
29 janeiro 2008
Começou o julgamento de um professor acusado de insultar Atatürk
O professor Attila Yayla enfrenta o tribunal por ter sugerido que os primeiros anos da república não foram tão progressistas como as instituições os definem.
O promotor público pede uma sentença de cinco anos de prisão efectiva para Attila Yayla, arguido num processo que volta a lançar a polémica dos limites da liberdade de opinião, um conceito-chave na União Europeia, à qual Ancara se pretende juntar como membro de pleno direito.
O professor Yayla é acusado de "insultar Atatürk" - o fundador da Turquia moderna - depois de ter indicado que, politicamente, os primeiros anos da República foram pouco progressivos politicamente, e de ter alertado para a hipótese de os Europeus se começarem a questionar acerca da omnipresença de fotografias e estátuas de Atatürk, à medida que o país se aproxima da UE.
O professor foi vilipendidado pela imprensa turca e suspenso do seu trabalho, na Universidade de Ancara. Yayla, conhecido pelo seu liberalismo, nega a acusação de insulto e alega que os académicos têm de ver garantida a liberdade de expressão, a fim de poderem levar a cabo as suas pesquisas.
Este julgamento acontece numa altura em que o Parlamento turco se prepara para debater um polémico artigo que restringe a liberdade de expressão e que tem sido utilizado para julgar escritores e intelectuais, incluindo o Prémio Nobel da Literatura Orhan Pamuk, que se pronunciou sobre o alegado genocídio arménio.
28 janeiro 2008
Nove mortos em acidente ferroviário
Turco Bahri Tanrıkulu também garantiu lugar em Pequim
Pedro Póvoa ganhou medalha de ouro em Istambul
É a primeira vez que Portugal vai disputar o Torneio Olímpico desta modalidade, que entrou no programa dos Jogos em Sydney, no ano 2000.
Esta era a última oportunidade de Pedro Póvoa se qualificar para Pequim, depois de em Novembro ter terminado em 5.º lugar no Pré-olímpico disputado em Novembro, onde já dera boas indicações de poder vir a conseguir o apuramento.
Com este resultado, Pedro Póvoa ascenderá a partir de Fevereiro ao Nível 2 do Projecto Pequim 2008 do C.O.P.
Na competição de Istambul, Pedro Póvoa venceu sucessivamente o Russo Seifula, actual campeão da Europa de - 54 kg, por 2-1, o Holandês Rafik, vice-campeão do mundo de - 62 kg, com ponto de ouro no quarto combate, após igualdade em pontos nos anteriores três, e o Espanhol António Ramos, campeão do Mundo de -58 kg, por 2-1.
Na final, venceu o Inglês Tayron, por 9-7, e subiu ao lugar mais alto do pódio, com o hino português a ouvir-se pela primeira vez num torneio europeu da modalidade.
Com esta qualificação, são agora nove as modalidades em que já está garantida a presença portuguesa nos Jogos de Pequim.
(Fonte: Comité Olímpico de Portugal)
27 janeiro 2008
Bush aprovou acordo de cooperação nuclear civil com a Turquia
Os congressistas deverão pronunciar-se sobre os documentos, que estabelecem um marco completo para a cooperação nuclear civil e permitem a transferência de equipamento (incluindo reactores) e tecnologia destinados à pesquisa nuclear e à produção de eletricidade, disse uma fonte do Governo.
Não se permite a venda de material, tecnologia, ou informação nuclear "sensível", declarou a fonte, referindo-se a um eventual desvio para fins militares. Tem vigência inicial de 15 anos, com posterior renovação automática por períodos de cinco anos, completou.
Turquia prepara-se para levantar a proibição do véu islâmico nas universidades
Pedro Póvoa está em Istambul a lutar por Pequim
(Fonte: O Jogo)
26 janeiro 2008
Süreya Ayhan foi banida do atletismo
25 janeiro 2008
Três mortos em operação policial contra alegada célula turca da Al Qaeda
Um polícia das forças especiais e dois presumíveis militantes da Al Qaeda foram mortos durante trocas de tiros, registando-se ainda quatro feridos entre as autoridades.
A polícia deteve 18 suspeitos.
Uma presumível célula turca da Al Qaeda foi acusada da autoria dos atentados em Istambul em Novembro de 2003 contra duas sinagogas, o consulado britânico e o banco britânico HSBC, dos quais resultaram 63 mortos e centenas de feridos.
Selecção portuguesa de sub-19 voltou a vencer a Turquia
Portugal chegou rapidamente à vantagem por 2-0, com golos de Pizzi (seis minutos) e Helmut Calvete (16 minutos).
O conjunto orientado por Agostinho Oliveira controlou sempre o encontro, mas aos 85 minutos a Turquia reduziu distâncias com o golo de Tayfur Emre Yılmaz.
23 janeiro 2008
Primeiro-ministro grego de visita à Turquia após 49 anos
Caramanlis foi recebido à chegada ao aeroporto de Ancara pelo chefe da diplomacia turca, Ali Babacan, e seguiu de imediato para a sede do Governo, onde se reuniu com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan.
O encontro, seguido de conferência de imprensa, foi consagrado às relações bilaterais, pautadas por diversos diferendos, designadamente a questão de Chipre, dividido desde 1974.
Apesar das divergências políticas, os dois países melhoraram nos últimos anos as relações económicas, com as importações turcas da Grécia a duplicarem entre 2000 e 2006 e com a Grécia a tornar-se num dos principais investidores estrangeiros na Turquia, nomeadamente no sector bancário.
Em Novembro de 2007, os dois países inauguraram o primeiro gasoduto comum, uma obra que vai permitir diversificar o fornecimento de gás à Europa ocidental.
A visita oficial de Caramanlis retribui a visita que o primeiro-ministro turco fez a Atenas em Maio de 2004.
Selecção portuguesa de sub-19 venceu a Turquia por 3-0
A equipa orientada por Agostinho Oliveira colocou-se em vantagem no marcador por intermédio do extremo do FC Porto Rabiola, aos 35 minutos, cabendo a André Carvalhas (Benfica) e Romeu Ribeiro (Desp. Aves) fechar as contas do marcador na segunda parte, aos 56 e 87 minutos, respectivamente.
22 janeiro 2008
Turkish Airlines anuncia 11 novas rotas que incluem São Paulo
A companhia aérea nacional da Turquia foi fundada em 1933, tem a sua sede em Istambul e tem uma das frotas mais jovens da Europa: 100 aeronaves. Opera com serviços regulares para 107 destinos internacionais e 32 domésticos, voando para um total de 139 aeroportos na Europa, Ásia, África e Américas.
Foi detectado vírus da gripe das aves no norte da Turquia
A presença do vírus da gripe das aves foi detectada por laboratórios do Ministério em amostras retiradas Sábado de aves suspeitas na aldeia de Saz, na província de Zonguldak, na margem sul do Mar Negro.
A gripe das aves matou quatro crianças em Janeiro de 2006 numa pequena aldeia do leste da Turquia antes de se espalhar por mais de um terço das 81 províncias turcas.
A Turquia é o primeiro país fora do leste e do sudeste da Ásia onde seres humanos sucumbiram ao H5N1, a estirpe mais letal da gripe das aves.
O Ministério da Agricultura anunciou em Abril de 2007 que a doença tinha sido erradicada do país.
Um foco da gripe das aves do tipo H5N1 foi descoberto Sábado na península ucraniana da Crimeia, no Mar Negro.
A gripe das aves matou mais de 200 pessoas em todo o mundo desde 2003.
21 janeiro 2008
Acesso ao site "You Tube" voltou a ser bloqueado na Turquia
18 janeiro 2008
Vaga de frio polar faz 10 mortos
Na região leste, as temperaturas desceram até aos 35 graus negativos, tendo 10 pessoas morrido devido ao frio em diversas províncias nos últimos três dias.
Cerca de duas mil povoações e aldeias ficaram incomunicáveis, devido ao corte de estradas.
O Departamento de Meteorologia da Turquia indicou que as baixas temperaturas continuarão até à próxima segunda-feira.
17 janeiro 2008
Turquia e a sua adesão à UE em destaque na Aliança das Civilizações
Zapatero garante o apoio espanhol à adesão da Turquia à UE
Erdoğan: "Aliança das Civilizações é antídoto para o terrorismo"
Primeiro-ministro turco e Orhan Pamuk na Aliança das Civilizações
Primeiro-ministro turco acredita que a entrada da Turquia na UE aproximará o Oriente e o Ocidente
Erdoğan afirma que as operações contra o PKK podem demorar mais do que o previsto
Presidente turco assegura que ofensiva contra o PKK continuará até à sua destruição
16 janeiro 2008
Artilharia turca voltou a bombardear bases do PKK no norte do Iraque
Segundo a mesma fonte, os bombardeamentos ocorreram de madrugada sobre a região de Nihele.
Após os disparos de artilharia, a agência curda, citando fontes da organização armada, afirmou que aviões turcos sobrevoaram a região.
A Turquia ainda não confirmou a operação militar ou informou sobre possíveis vítimas, embora a Firat tenha assegurado que várias povoações foram evacuadas.
Na terça-feira, 16 aviões de combate turcos bombardearam as bases do PKK em Hakurk, Avasin e Zap, também no norte iraquiano.
Ancara acusa as autoridades curdas iraquianas de não actuarem contra a presença do PKK no norte. O grupo rebelde tem as respectivas bases no montanhoso território iraquiano fronteiriço com a Turquia.
Cadeia de lojas Zara tem concorrência na aldeia de Zara
14 janeiro 2008
A situação dos Alevitas na Turquia
Há mais de um mês que se fala da realização de um iftar de Muharrem (jantar de quebra de jejum) em honra do mês sagrado dos Alevitas. Trata-se de uma iniciativa do Governo, a primeira do género na Turquia, com o objectivo de reunir o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, vários líderes espirituais alevitas, muitos deputados do Parlamento e diversos representantes dos Alevitas, no dia 11 de Janeiro, à semelhança do que costuma ser feito no mês do Ramadão para os muçulmanos sunitas. No entanto, esta atitude tem merecido algumas críticas por parte dos principais representantes dos Alevitas.
O jantar acabou por acontecer conforme o previsto, com a presença de cerca de 900 pessoas num hotel de Ancara e com o primeiro-ministro Erdoğan a praticar todos os rituais alevitas durante o encontro. A ementa foi especial e obedeceu a todos os preceitos alevitas, nomeadamente a não ingestão de carne e de água e a não utilização de facas.

Dois deputados do partido de Erdoğan (AKP) de origem alevita, Reha Çamuroğlu e İbrahim Yiğit, entregaram a Erdoğan um pacote de reformas relacionado com o estatuto dos Alevitas, cuja população é estimada em cerca de 12 a 20 milhões na Turquia, país onde têm a sua maior expressão. No entanto, a comunidade alevita não acredita que os deputados alevitas do AKP sejam representativos da comunidade alevita.
"O facto da fé alevita ser ou não integrada no Islão é irrelevante para a discussão. Todas as organizações alevitas consideram que as cemevi são as casas de culto dos alevitas", disse Turan Eser, presidente da Federação Alevita-Bektaşi (ABF), com sede em Ancara e que representa 148 associações alevitas de todo o país.
Mesmo um líder alevita pró-AKP, Fermani Altun, presidente da Fundação Ahlul Bayt com sede em Istambul, e que é próximo da interpretação sunita do Islão, expressou descontentamento sobre a forma como a aproximação tem sido apresentada. "Çamuroğlu é um deputado de Istambul e nunca pôs um pé na nossa organização. Ele não tem os Alevitas em consideração," referiu Altun. Também acrescenta que o Governo não anunciou qualquer plano e que esse facto foi confirmado na reunião que teve a 28 de Novembro com o vice-primeiro-ministro Cemil Çiçek, altura em que este lhe terá dito não saber de nenhum plano para solucionar os problemas dos Alevitas. "Se o Governo tem um projecto para atender aos pedidos dosAalevitas, apoiá-lo-emos incondicionalmente, mas o Governo não tem respondido a nenhum dos nossos pedidos nos últimos cinco anos. Pedimos reuniões por várias vezes sem qualquer resultado," acrescentou.
Outro defensor do projecto de reformas, "se existe alguma," é o Professor İzzettin Doğan, presidente da Fundação Cem, com sede em Istambul, que defende um entendimento entre os Alevitas e o Islão. Doğan diz que os Alevitas foram "surpreendidos" porque não estavam à espera de tal aproximação por parte do Governo, que tem "recusado" trabalhar com as organizações alevitas não-governamentais até agora. Acrescenta que é compreensível que o Governo trabalhe com o seu deputado, Çamuroğlu, que é "um Alevita, apesar de tudo." "Do meu ponto de vista, o Governo quer encontrar uma solução para este problema tão antigo. A intenção é positiva. Todos podem cometer erros. Se se arrependem dos seus erros, temos de dar-lhes uma oportunidade", disse.
No entender de Cemal Şener, um intelectual alevita e autor de muitos livros sobre a história dos Alevitas e sobre o Alevismo, a relutância da comunidade alevita relativamente ao AKP é compreensível. "Eles [AKP] nunca fizeram nada de positivo em prol dos Alevitas. A população alevita está muito preocupada com a posição do Governo relativamente ao secularismo. Estamos preocupados com o encerramento dos refeitórios nas instituições públicas durante o Ramadão. Queremos ter garantias relativamente à protecção da República secular", disse Şener. Também se referiu às recentes declarações do deputado do AKP Mustafa Özbayrak, que se opôs à proposta de distribuição de uma verba do orçamento do Directorado dos Asuntos Religiosos para os Alevitas.
No início de Novembro, no Parlamento, Özbayrak disse que os Alevitas são um ramo dos Xiitas, uma minoria do Islão, e perguntou o que aconteceria se outros grupos, como os Satanistas, pedissem também uma verba.
"Os Alevitas estão cansados de preconceitos", disse Şener. "Temos de ver o que é que o Governo faz na prática. Não gostamos que a nossa fé seja utilizada como um jogo nas mãos de pessoas insensíveis. Veremos se eles são sinceros".
O vice-presidente da Fundação Gazi Cemevi, Munzur Ardoğan, lembrou as palavras de Tayyar Taş, presidente do Directorado dos Assuntos Religiosos, que ofendeu os Alevitas quando disse em 2002 que as cemevis são cümbüşevi, um local de entretenimento, em vez de um local de culto.
O culto alevita consiste genericamente em reuniões (cem) de homens e mulheres, que têm lugar nas cemevi. Na Anatólia as reuniões realizam-se tradicionalmente à quinta-feira à noite e são conduzidas por um Dede, o guia espiritual da comunidade, que tem uma ligação directa de sangue à família do profeta Maomé.
Os Alevitas queixam-se do que têm de enfrentar na sua vida diária devido à percepção distorcida que a maior parte dos Sunitas têm em relação a si. Existe a ideia de que durante as celebrações os Alevitas desligam as luzes e praticam incesto e adultério.
Durante o Ramadão é feito o anúncio diário nas várias televisões turcas, nomeadamente públicas, da hora do iftar (refeição do quebrar do jejum), algo que não é feito para o jejum do Muharrem. Os Alevitas reclamam também a pouca informação que é dada à população em geral sobre os Alevitas e o Alevismo, o que contribui para a distorção da realidade e para a incompreensão da sua fé.
Outra associação alevita com 48 filiais em toda a Turquia, a Associação Cultural Pir Sultan Abdal, apresentou uma petição ao primeiro-ministro em 2004 com 600,000 assinaturas. "Mesmo se o Directorado dos Assuntos Religiosos se mantiver, gostaríamos de ter uma parte do orçamento geral, mas o Governo deverá ser capaz de investigar para onde vai o dinheiro", disse Kazım Genç, presidente da associação. Referindo-se às notícias de que cerca de 3,000 líderes espirituais alevitas receberão salário do Governo, Genç disse que um Dede não pode receber um salário pela sua identidade alevita. "As comunidades alevitas suportam os seus Dede. Eles não são assalariados", disse Genç.
Sobre o massacre de 1993:
13 janeiro 2008
Erdoğan declarou que o seu objectivo principal é a adesão da Turquia à UE
10 janeiro 2008
Turquia vai abrir representação diplomática em Angola
09 janeiro 2008
O polémico artigo do Código Penal turco que limita a liberdade de expressão poderá ser alterado
08 janeiro 2008
Irão suspendeu o fornecimento de gás natural à Turquia
Advogados de Turco que tentou matar o Papa pedem a sua libertação
A petição requer a libertação de Ağca no dia 18 de Janeiro. Ağca cumpriu 19 anos de prisão em Itália, mas foi perdoado a pedido do papa João Paulo II em 2000. Foi então extraditado para a Turquia para cumprir pena pelo assassínio do jornalista Abdi İpekçi, em 1979, entre outras acusações.
Os advogados alegam que a pena de 40 anos de prisão se tratou de uma troca pela pena de morte, e que portanto já não é válida porque a Turquia aboliu a pena capital em 2002.
Ağca chegou a ser libertado por pouco tempo no início de 2006, o que provocou protestos na Turquia.
Número de mortos do atentado em Diyarbakır sobe para seis

Parlamento turco aprovou a proibição do fumo de tabaco em bares e restaurantes
A proibição deverá entrar em vigor 18 meses depois do presidente da Turquia, Abdullah Gül, sancionar a lei.
A medida, revolucionária para os padrões turcos, aparece pouco depois de proibições semelhantes terem sido adoptadas em França, na Alemanha e também em Portugal. Muitos outros membros da União Europeia (UE) também baniram o fumo dos locais públicos fechados.
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, defendeu a proibição, e o Parlamento aprovou a lei por 240 votos contra dois.
A medida abrange também os charutos, os cachimbos e os tradicionais narguilés, bastante procurados por turistas que visitam a Turquia e também pelos próprios Turcos.
Os fumadores de Ancara mostraram-se insatisfeitos com a medida antes mesmo da sua aprovação. "Essa proibição é revoltante. Isso contraria a liberdade individual", afirmou Mustafa Puskullu, um consultor de vendas, enquanto fumava um cigarro durante o almoço num centro comercial de Ancara. "Eu, com certeza, não vou obedecer a essa lei", acrescentou.
A Turquia, para além de ser um grande consumidor, é também um grande produtor de tabaco.
Num país com cerca de 70 milhões de habitantes, cerca de 20 milhões fumam, consumindo cerca de 115 bilhões de cigarros por ano, segundo as estatísticas.
(Fonte: Notícias da Turquia / Reuters)
05 janeiro 2008
Foram detidos quatro suspeitos do atentado em Diyarbakır
Durdu Kavak, procurador da província turca de Diyarbakır, afirmou que os suspeitos estão a ser interrogados na sequência do atentado.
A explosão, que custou a vida a cinco pessoas, quatro dos quais estudantes, deu-se quando um autocarro que transportava militares passava junto a um hotel de cinco estrelas.
A detonação incendiou os carros que se encontravam na rua e estilhaçou os vidros das janelas dos prédios mais próximos, incluindo um onde estudantes se preparavam para uma prova de exames finais.
O ataque parece ser a resposta a três ataques aéreos turcos contra rebeldes curdos refugiados no norte do Iraque no mês passado.
O atentado não foi reivindicado mas as autoridades turcas responsabilizaram de imediato os separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que lutam pela autonomia no sudeste da Turquia, combate que já causou mais de 37.000 mortos desde 1984.
(Fonte: Diário Digital)
04 janeiro 2008
Explosão de bomba em Malatya faz seis feridos
O atentado aconteceu hoje e ainda não foi reivindicado, mas a polícia está no encalço de dois suspeitos.
O atentado ocorreu um dia depois de um outro atentado que ocorreu na cidade de Diyarbakır, também no sudeste da Turquia, ter causado a morte de cinco pessoas e ferimentos em 68.
Imprensa turca refere o "lapso" do presidente da ASAE
Foram detidos 46 elementos do grupo islâmico turco Hezbollah
As detenções começaram na quinta-feira na província de Konya, e continuaram hoje nas províncias de Istambul, Mersin e Dıyarbakır.
Em Konya foi detido o maior número de pessoas, e as outras foram capturadas nas outras três províncias. Entre os detidos estão os novos líderes da organização, muito activa no final dos anos 90 e desmantelada em 2000. No ano passado, 30 membros do Hisbolá foram condenados a prisão perpétua por crimes cometidos nos anos 90. O Hezbollah turco - que, segundo os analistas, não tem nada a ver com a organização de mesmo nome no Líbano - criou então um ambiente de terror nas províncias do sudeste da Turquia, que têm maioria de população curda.
(Fonte: Notícias da Turquia / EFE)
Cinco mortos e 67 feridos em explosão de bomba no sudeste da Turquia
Segundo a rede de televisão NTV, estudantes que acompanhavam uma aula num edifício perto do local da explosão podem estar entre os mortos. Soldados e civis estão entre os feridos, segundo fontes hospitalares.
A explosão aconteceu na passagem de um veículo militar numa estrada do centro da cidade, a cerca de 100 metros de uma base do Exército turco, destacou uma fonte policial.
A televisão mostrou imagens de bombeiros tentando apagar um grande incêndio que destruiu dois carros, além do veículo militar.
A polícia instalou um cordão de segurança e afastou os jornalistas por precaução no caso de ocorrer uma nova explosão.
Dıyarbakır localiza-se no centro de uma região de maioria curda e já foi palco de atentados à bomba reivindicados pelos rebeldes separatistas do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
A explosão desta quinta-feira coincide com a multiplicação das operações do Exército turco contra o PKK.
O Estado-Maior turco confirmou três operações aéreas contra posições do PKK no norte do Iraque desde o dia 16 de Dezembro, assim como uma operação terrestre para impedir um grupo de rebeldes de se infiltrar na Turquia. Segundo dirigentes locais do norte do Iraque, houve duas outras incursões aéreas.
De acordo com o Exército turco, pelo menos 150 militantes do PKK foram mortos e mais de 200 posições dos rebeldes foram destruídas até agora.
(Fonte: Notícias da Turquia / AFP)
03 janeiro 2008
Turquia quer alargar a proibição de fumar a bares e restaurantes
O jogador português Neca fala da sua experiência na Turquia
Em estágio no sul do país, onde virou a página do ano, Neca falou sobre o país.