17 janeiro 2008

Zapatero garante o apoio espanhol à adesão da Turquia à UE


O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, garantiu na segunda-feira ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan, que a Espanha "apóia e apoiará" à adesão da Turquia à União Européia (UE), destacando as boas perspectivas de trocas comerciais entre os dois países.

Em declaração conjunta aos jornalistas, sem direito a perguntas, Zapatero e Erdoğan revelaram-se confiantes no "êxito" da Aliança das Civilizações, iniciativa apadrinhada por Espanha e Turquia e liderada pelo ex-presidente português Jorge Sampaio.

O governante turco dedicou grande parte da sua intervenção ao tema do combate ao terrorismo, que considerou "um dos desafios mais importantes" da humanidade e a que só se pode responder "com a cooperação global". Neste quadro, Erdoğan defendeu as investidas do exército turco no norte do Iraque, contra o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ao mesmo tempo que rejeitou classificações mais favoráveis da força curda. "Não há terrorismo bom e terrorismo mau. Não pode haver. O terrorismo não pode ter desculpas nem justificações", afirmou.


(Fonte: Lusa)

Sem comentários: