17 janeiro 2008

Primeiro-ministro turco e Orhan Pamuk na Aliança das Civilizações

O primeiro Fórum da Aliança das Civilizações, que promete ser um marco da discussão para fomentar o diálogo entre o mundo ocidental e o árabe-islâmico, começou na passada terça-feira em Madrid, com a presença de delegações de mais de 70 países.
O presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, promotor da Aliança de Civilizações que a ONU assumiu em 2005, inaugurou o evento numa sessão com as participações do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, co-patrocinador da iniciativa.
O fórum conta com a participação de cerca de 400 pessoas, entre chefes de Estado e de Governo, ministros dos Negócios Estrangeiros, entre eles o Argentino Jorge Taiana e o Boliviano David Choquehuanca, líderes religiosos, políticos, empresários, jornalistas e representantes do mundo académico. Também marcaram presença os prémios Nobel de Literatura Wole Sovinka e Orhan Pamuk, o escritor Paulo Coelho, como Mensageiro da Paz da ONU, e o presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoe, entre outros.
Zapatero apresentou o Plano Nacional para a Aliança de Civilizações, aprovado pelo Conselho de Ministros na sexta-feira. O plano traduz os objectivos concretos perseguidos pela aliança e "cobre quatro sectores: a juventude, a educação, os meios de comunicação e as migrações". Além disso, inclui o estabelecimento do prémio anual da "capitalidade intercultural" e a criação de um corpo de voluntários da Aliança de Civilizações. O projecto foi desenvolvido pelos governos da Espanha e da Turquia em 2005, e recebeu o apoio formal das Nações Unidas através do então Secretário Geral, Kofi Annan.
(Fonte: ANSA)

Sem comentários: