14 agosto 2007

AKP mantém Gül como candidato à presidência da República


O partido de orientação islâmica no poder (AKP) esteve reunido à porta fechada durante várias horas na segunda-feira e decidiu nomear novamente o ministro dos Negócios Estrangeiros Abdullah Gül como o seu candidato à presidência da República apesar da oposição secularista e do Exército.
O Parlamento vai efectuar uma primeira volta da eleição presidencial na próxima segunda-feira, mais de três meses depois da oposição ter vetado a eleição de Gül e da crise que a sua candidatura despoletou abrindo caminho à antecipação das eleições legislativas. Nessa altura, a oposição secular acusou o governo de ter o objectivo de derrubar as tradições seculares fundadas por Atatürk e de tentar canalizar o poder para poder assim impôr o islamismo.
O partido de Erdoğan ganhou as eleições de 22 de Julho, mas não conseguiu os dois terços necessários para a aprovação do seu candidato presidencial durante as primeiras duas voltas da votação parlamentar. Contudo, o presidente pode ser eleito por maioria na terceira volta, se o Parlamento reunir o quórum necessário para as eleições presidenciais. A primeira volta da votação parlamentar terá lugar no dia 20 de Agosto, a segunda no dia 24 de Agosto e a terceira no dia 28 de Agosto.
Cihan Pacaci, um membro do Partido do Movimento Nacionalista (MHP), afirmou que o seu partido irá apoiar Gül para prevenir uma nova crise política.
Por outro lado, Deniz Baykal, líder do principal partido da oposição (CHP) disse que "Não é apropriado que o país tenha um presidente que tem problemas com a filosofia fundadora da República turca".
A função do presidente é fundamental no controlo do Estado turco. Tem o poder de vetar leis e acordos do governo. O actual presidente Ahmet Necdet Sezer, bloqueou muitas vezes as iniciativas do governo.

Sem comentários: