04 janeiro 2008

Cinco mortos e 67 feridos em explosão de bomba no sudeste da Turquia


Cinco pessoas morreram e outras 67 ficaram feridas na explosão de uma bomba nesta quinta-feira em Dıyarbakır, a principal cidade do sudeste da Turquia e de maioria curda.
Segundo a rede de televisão NTV, estudantes que acompanhavam uma aula num edifício perto do local da explosão podem estar entre os mortos. Soldados e civis estão entre os feridos, segundo fontes hospitalares.
A explosão aconteceu na passagem de um veículo militar numa estrada do centro da cidade, a cerca de 100 metros de uma base do Exército turco, destacou uma fonte policial.
A televisão mostrou imagens de bombeiros tentando apagar um grande incêndio que destruiu dois carros, além do veículo militar.
A polícia instalou um cordão de segurança e afastou os jornalistas por precaução no caso de ocorrer uma nova explosão.
Dıyarbakır localiza-se no centro de uma região de maioria curda e já foi palco de atentados à bomba reivindicados pelos rebeldes separatistas do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
A explosão desta quinta-feira coincide com a multiplicação das operações do Exército turco contra o PKK.
O Estado-Maior turco confirmou três operações aéreas contra posições do PKK no norte do Iraque desde o dia 16 de Dezembro, assim como uma operação terrestre para impedir um grupo de rebeldes de se infiltrar na Turquia. Segundo dirigentes locais do norte do Iraque, houve duas outras incursões aéreas.
De acordo com o Exército turco, pelo menos 150 militantes do PKK foram mortos e mais de 200 posições dos rebeldes foram destruídas até agora.

(Fonte: Notícias da Turquia / AFP)

1 comentário:

Duarte disse...

Este blog é realmente de uma utilidade inquestionável para quem descobriu o fascínio da Turquia e quer manter-se actualizado do que por aí se passa. Obrigado e parabéns pela excelência de conteúdo. Boa sorte nesse mundo sedutor