21 janeiro 2008

Acesso ao site "You Tube" voltou a ser bloqueado na Turquia

Um tribunal da Turquia determinou o bloqueio do site de vídeos YouTube por causa de vídeos que "insultam" Mustafa Kemal Atatürk, fundador da República da Turquia e considerado “pai dos turcos”. Esta é a segunda vez que a página é bloqueada no país, em menos de um ano, pelo mesmo motivo.
A proibição foi determinada no dia 17 de Janeiro. Quem tentar aceder ao site a partir da Turquia encontra mensagens em Turco e Inglês a informar a proibição.
Na Turquia, é ilegal insultar Atatürk, que liderou o movimento nacional do país e se tornou o primeiro presidente da República da Turquia, ocupando o cargo durante 15 anos, até à sua morte. Durante o seu governo, a população turca viu diversas mudanças políticas, económicas e culturais, muito avançadas para a época. Ainda hoje, 70 anos após sua morte, a sua foto ainda é pendurada nas paredes de diversos órgãos do governo, em diversas instituições públicas e privadas e até nas habitações.
Em Março do ano passado, a página foi bloqueada durante dois dias, depois de denúncias sobre a existência de vídeos que insultavam Atatürk. O site voltou a funcionar no país, depois do YouTube ter removido o conteúdo considerado ofensivo.
(Fonte: G1 /AP)
Ver também:

Sem comentários: