12 março 2007

Foi interdito o bloqueio ao site "YouTube"

Na passada quarta-feira foi interdito na Turquia, por decisão do tribunal, o acesso ao site "YouTube", em virtude de estar a circular nesse site um vídeo que alegadamente denegria a imagem de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da Turquia moderna. Na sexta-feira, o tribunal cancelou a decisão, e foi reposto o acesso ao site depois do vídeo ter sido retirado de circulação.
A Türk Telekom, a principal fornecedora de internet na Turquia, bloqueou o acesso ao "YouTube", depois de ter recebido uma ordem do tribunal nesse sentido. Essa decisão surgiu na sequência da publicação de notícias na imprensa nacional, relativas a um vídeo posto a circular no site por um utilizador grego, e que alegadamente insultava o fundador da República turca, Mustafa Kemal Atatürk.
Atatürk, que proclamou a Turquia moderna em 1923, é visto como um herói nacional pelos Turcos seculares, e o seu legado está protegido por uma lei especial.
Nesse mesmo dia, o mesmo tribunal ordenou, depois de uma petição da Türk Telekom, que cancelaria a proibição se o vídeo fosse removido do site "YouTube".
A medida, de cancelamento do acesso ao site "YouTube" na Turquia, foi severamente criticada pela imprensa e pelo público em geral.
O site "YouTube" retirou o vídeo depois de ter recebido milhares de mensagens electrónicas com protestos de cidadãos turcos.
O vídeo causador da polémica surgiu no âmbito de uma "batalha" entre Turcos e Gregos que acontecia desde o início do ano nesse site da internet, com ambas as partes a colocarem vídeos e comentários insultuosos.

Sem comentários: