17 janeiro 2008

Presidente turco assegura que ofensiva contra o PKK continuará até à sua destruição


O presidente turco, Abdullah Gül, reiterou que as operações militares do seu país contra os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, continuarão até à destruição desse grupo.
Em entrevista publicada na passada segunda-feira no jornal árabe internacional "Al-Hayat", Gül assegurou que as ofensivas turcas contra o PKK dentro do território iraquiano contam com o sinal verde dos Estados Unidos. "O nosso principal objectivo é a organização terrorista [PKK]. Não temos outros planos, porque nos interessa ver um Iraque estável e seguro", disse Gül na entrevista que concedeu em Washington na semana passada.
Gül chegou nesse mesmo dia ao Cairo em visita oficial, para se reunir no dia seguinte com o presidente egípcio, Hosni Mubarak.
"Cruzamos a fronteira porque há uma organização terrorista que entra no nosso território para realizar massacres e acções brutais", acrescentou. "Não pretendemos invadir o Iraque, estamos a ajudar esse país. Se quiséssemos prejudicá-lo, teríamos imposto um boicote económico", disse o presidente turco.
Sobre o conflito entre Israelitas e Palestinianos, o presidente turco pediu ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que impulsione a criação de um Estado palestiniano que possa coexistir em paz com Israel, e apelou à comunidade internacional para que se some a esses esforços.
Gül também rejeitou a ideia de isolar a Síria, e argumentou que Damasco é o actor principal para se conseguir a paz na região.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: