28 janeiro 2008

Pedro Póvoa ganhou medalha de ouro em Istambul

Pedro Póvoa, atleta do Projecto Pequim 2008 (Nível 3) do Comité Olímpico de Portugal, tornou-se no 45.º atleta português qualificado para os Jogos Olímpicos, ao vencer no Sábado a Prova de Qualificação Olímpica de Taekwondo, na categoria de -58 kg, realizada em Istambul, Turquia.
É a primeira vez que Portugal vai disputar o Torneio Olímpico desta modalidade, que entrou no programa dos Jogos em Sydney, no ano 2000.
Esta era a última oportunidade de Pedro Póvoa se qualificar para Pequim, depois de em Novembro ter terminado em 5.º lugar no Pré-olímpico disputado em Novembro, onde já dera boas indicações de poder vir a conseguir o apuramento.
Com este resultado, Pedro Póvoa ascenderá a partir de Fevereiro ao Nível 2 do Projecto Pequim 2008 do C.O.P.
Na competição de Istambul, Pedro Póvoa venceu sucessivamente o Russo Seifula, actual campeão da Europa de - 54 kg, por 2-1, o Holandês Rafik, vice-campeão do mundo de - 62 kg, com ponto de ouro no quarto combate, após igualdade em pontos nos anteriores três, e o Espanhol António Ramos, campeão do Mundo de -58 kg, por 2-1.
Na final, venceu o Inglês Tayron, por 9-7, e subiu ao lugar mais alto do pódio, com o hino português a ouvir-se pela primeira vez num torneio europeu da modalidade.
Com esta qualificação, são agora nove as modalidades em que já está garantida a presença portuguesa nos Jogos de Pequim.

(Fonte: Comité Olímpico de Portugal)

Sem comentários: