O Metro do Porto recebeu na passada sexta-feira, dia 13, o Light Rail Award/2008, galardão atribuído pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP) para distinguir a criatividade e o design dos sistemas de metro ligeiro de todo o mundo.
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada em Istambul, Turquia, no encerramento de uma conferência internacional sobre metros ligeiros.
A empresa portuguesa foi representada pelo administrador-executivo Jorge Moreno Delgado.
O galardão, segundo fonte da Metro do Porto, distingue "a forma integrada como o projecto foi concebido e construído, assente em princípios de acessibilidade, design e informação aos clientes", bem como pela componente de comunicação.
A avaliação feita pelos responsáveis da UITP destaca a integração e renovação do território, através da harmonização entre centros históricos e meios urbanos modernos, bem como a arquitectura, o design e a identidade da rede e das estações.
Neste aspecto, é destacado o facto de a quase totalidade das 14 estações subterrâneas receberem luz solar directa, mesmo as que se encontram a mais de 25 metros de profundidade.
Na componente operacional, a UITP valorizou a sinalética e a qualidade da informação ao público, mas também a programação artística e cultural regular que está disponível na rede do Metro do Porto.
A capacidade para atrair novos públicos e novos clientes através de uma permanente adequação à procura em ocasiões especiais, como jogos de futebol ou concertos, foi também destacada.
Estas qualidades do Metro do Porto valeram-lhe a distinção, tendo sido escolhido entre mais de uma centena de sistemas de metro ligeiro de todo o mundo.
Com cinco anos e meio de actividade, o Metro do Porto possui cinco linhas, num total de 70 estações.
A mais recente extensão da rede ocorreu em meados de Maio, com a inauguração da estação D. João II, que passou a ser o final da Linha Amarela. Esta linha faz a ligação entre a Avenida da República, em Gaia, ao Hospital S. João, no Porto.
As restantes quatro linhas da rede têm um troço comum entre o Estádio do Dragão e a Trindade, seguindo depois para Matosinhos (Azul), Póvoa de Varzim (Vermelha), Maia (Verde) e Aeroporto Sá Carneiro (Violeta).
A UITP, sedeada em Bruxelas, tem mais de três mil membros em cerca de 100 países de todos os continentes.
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada em Istambul, Turquia, no encerramento de uma conferência internacional sobre metros ligeiros.
A empresa portuguesa foi representada pelo administrador-executivo Jorge Moreno Delgado.
O galardão, segundo fonte da Metro do Porto, distingue "a forma integrada como o projecto foi concebido e construído, assente em princípios de acessibilidade, design e informação aos clientes", bem como pela componente de comunicação.
A avaliação feita pelos responsáveis da UITP destaca a integração e renovação do território, através da harmonização entre centros históricos e meios urbanos modernos, bem como a arquitectura, o design e a identidade da rede e das estações.
Neste aspecto, é destacado o facto de a quase totalidade das 14 estações subterrâneas receberem luz solar directa, mesmo as que se encontram a mais de 25 metros de profundidade.
Na componente operacional, a UITP valorizou a sinalética e a qualidade da informação ao público, mas também a programação artística e cultural regular que está disponível na rede do Metro do Porto.
A capacidade para atrair novos públicos e novos clientes através de uma permanente adequação à procura em ocasiões especiais, como jogos de futebol ou concertos, foi também destacada.
Estas qualidades do Metro do Porto valeram-lhe a distinção, tendo sido escolhido entre mais de uma centena de sistemas de metro ligeiro de todo o mundo.
Com cinco anos e meio de actividade, o Metro do Porto possui cinco linhas, num total de 70 estações.
A mais recente extensão da rede ocorreu em meados de Maio, com a inauguração da estação D. João II, que passou a ser o final da Linha Amarela. Esta linha faz a ligação entre a Avenida da República, em Gaia, ao Hospital S. João, no Porto.
As restantes quatro linhas da rede têm um troço comum entre o Estádio do Dragão e a Trindade, seguindo depois para Matosinhos (Azul), Póvoa de Varzim (Vermelha), Maia (Verde) e Aeroporto Sá Carneiro (Violeta).
A UITP, sedeada em Bruxelas, tem mais de três mil membros em cerca de 100 países de todos os continentes.
(Fonte: Lusa/Visão)
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