O navio com as 4 novas gruas de cais (Ship-to-Shore Cranes) atracou, no passado Sábado, na YILPORT Liscont, no Terminal de Contentores de Alcântara, em Lisboa. Fabricadas pela empresa Mitsui e carregadas no porto de Oita, no Japão, as 4 novas gruas veem executar parte do investimento de cerca de 120 Milhões de euros, previsto no aditamento ao contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, celebrado no passado dia 16 de Dezembro de 2021.
Totalmente eléctricas, cada uma das novas gruas permitirão um alcance de 22 fiadas de contentores a bordo dos navios, estando vocacionadas para operar os Ultra-Large Containers Ships, também denominados Super Post Panamax. Com este equipamento o Terminal de Contentores de Alcântara, em Lisboa, pode receber navios de última geração, utilizados nas principais rotas marítimas intercontinentais.
Segundo Diogo Vaz Marecos, administrador, os novos investimentos da YILPORT vão permitir minimizar um conjunto de impactos ambientais, nomeadamente resultantes dos processos de movimentação, da redução generalizada de consumo energético, da substituição do consumo de combustíveis fósseis por energia eléctrica, reduzindo emissões e ruido, adoptar sistemas de aproveitamento de energia regenerada pela própria operação nos pórticos de cais e de parque, que permitem recuperar cerca de 20 a 30% da energia consumida, reduzir emissões de CO2, reduzir os custos de transporte na cadeia logística, com ganhos nas exportações nacionais, entre outros. O responsável salienta ainda que esta aposta vai aumentar a capacidade de recepção de navios de maior dimensão, bem como atrair novos armadores e mais cargas para serem movimentadas em Portugal.
(Fonte: Logística Moderna)
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