02 outubro 2009

Turquia recusa abrir portos e aeroportos a Cipriotas gregos

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros recusou hoje abrir os portos e os aeroportos aos Cipriotas gregos, apesar de um ultimato europeu, e expressou impaciência perante a lentidão das negociações sobre a adesão da Turquia à União Europeia.
Ahmet Davutoğlu, que falava em Bruxelas, onde decorrem consultas diplomáticas sobre a adesão da Turquia à UE, faz depender a abertura dos portos e aeroportos turcos de um acordo nas negociações de paz entre as comunidades grega e turca da ilha de Chipre.
"O reconhecimento dos Cipriotas gregos não é possível para nós se a questão do Chipre não estiver resolvida", disse o ministro.
A União Europeia deu a Ancara um prazo até ao fim de 2009 para adoptar todas as medidas necessárias para alargar o acordo aduaneiro UE-Turquia aos Estados membros que entraram na UE em 2004, como o Chipre.
As negociações de adesão da Turquia são difíceis devido ao não reconhecimento por Ancara da República de Chipre, membro da UE.
Oito capítulos do processo de adesão estão congelados desde Dezembro de 2006 devido à recusa da Turquia em autorizar navios e aviões cipriotas a acederem aos portos e aeroportos turcos.
A Comissão Europeia deverá divulgar a 14 de Outubro um relatório muito aguardado sobre a Turquia, que avaliará os esforços de Ancara.

(Fonte: Lusa/Diário de Notícias)

Sem comentários: