05 abril 2009

Programa de Obama na Turquia

Com a aproximação da chegada do presidente Obama à Turquia, os habitantes das duas principais cidades turcas tentam planear as suas vidas de acordo com o itinerário do Presidente em Ancara e Istambul, uma vez que muitas estradas vão estar cortadas em ambas as cidades.
O avião de Obama vai aterrar no Aeroporto de Esenboga, em Ancara, às 21.40 horas (hora de Ancara). De acordo com o gabinete de imprensa do primeiro-ministro, no dia seguinte de manhã, Obama vai visitar o mausoléu do fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Atatürk, e vai assinar o livro de visitas. Uma cerimónia oficial de boas-vindas vai ter lugar no palácio presidencial de Çankaya. Obama vai encontrar-se com o presidente turco, Abdullah Gül, e depois do encontro ambos darão uma conferência de imprensa conjunta. Obama vai discursar no Parlamento e vai encontrar-se individualmente com os líderes dos três principais partidos da oposição: CHP (kemalista), MHP (nacionalista) e DSP (curdo). Incialmente estava previsto um encontro conjunto com os líderes da oposição, mas os líderes do CHP (Partido Republicano do Povo) e do MHP ( Partido do Movimento Nacionalista) não aceitaram. Obama anunciou então o encontro individual com cada um dos três líderes. Obama vai também reunir-se com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan no seu gabinete. Cerca de 200 convidados vão estar presentes no Parlamento para assistirem ao discurso de Obama que se prevê que terá a duração de cerca de 45 minutos. Entre os convidados constam membros do Exército, juízes, líderes da sociedade civil, representantes de organizações profissionais e presidentes de sindicatos, assim como o presidente da Federação Alevi Bektaşi, Ali Balkız.
Estava previsto o presidente Obama ficar hospedado no hotel Hilton durante a sua estadia em Ancara, mas os empregados do hotel encontram-se em greve. Na passada quinta-feira organizaram um protesto em frente ao hotel entoando palavras de ordem: "Escravos servem Obama", "Não ao abuso do trabalho" e "Trabalhadores do Hilton não são escravos". Assim, Obama ficará alojado no hotel Sheraton.
O presidente norte-americano parte para Istambul na segunda-feira à noite, onde vai participar num jantar, no Çırağan Palace, oferecido aos líderes que irão participar na Aliança das Civilizações. Espera-se que Obama discurse durante o jantar. Na terça-feira, Obama vai visitar Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Museu de Arte Islâmica, onde se encontrará com alguns estudantes. Abandonará a Turquia durante a tarde.

Sem comentários: