04 março 2009

Bispos europeus em peregrinação à Turquia

De 3 a 7 de Março, os presidentes das Conferências Episcopais do sudeste da Europa realizam uma peregrinação à Turquia sob o lema “Identidade cristã num mundo multicultural e multi-étnico”.
A iniciativa, na sua nona edição, é promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa, CCEE, por ocasião do Ano Paulino. A partir do modelo do apóstolo Paulo, que há 2000 anos pregava num contexto multicultural e pluri-religioso, os participantes debaterão sobre a identidade cristã hoje, naquela região europeia.
Os trabalhos do Encontro começam em Iskenderum, e serão abertos por Dom Luigi Padovese, presidente da Conferência Episcopal turca, que ilustrará a situação do cristianismo e da Igreja Católica na Turquia. A conclusão em Istambul, dia 7, será marcada pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Cardeal Péter Erdő, Primaz da Hungria e Presidente da CCEE, na catedral da cidade.
A peregrinação prevê também etapas em Antioquia, meta de três expedições de Paulo, Seleucia, o antigo porto onde Paulo desembarcou em 43 a.C., e naturalmente Tarso, cidade natal do apóstolo.
Ainda dia 7, os presidentes das Conferências Episcopais serão recebidos pelo Patriarca ecumênico Bartolomeu I, e participarão nas Vésperas ortodoxas.
O grupo terá representantes de oito Conferências Episcopais: Albânia, Bósnia e Herzegóvina, Bulgária, Grécia, Moldávia, Roménia, a Conferência Episcopal internacional Santos Cirilo e Metódio, e a Turquia. Além do presidente da CCEE, participarão também o Cardeal Josip Bozanić, vice-presidente, e o Observador permanente da Santa Sé no Conselho da Europa, Dom Aldo Giordano.

(Fonte: Rádio Vaticano)

Sem comentários: