01 maio 2007

Tribunal Constitucional anulou a primeira volta das eleições presidenciais

Foi declarada há alguns minutos, nos canais de televisão turcos a decisão do Tribunal Constitucional relativa ao recurso apresentado pelo CHP, o principal partido da oposição, aquando da primeira volta das eleições presidenciais Turcas.
Recordo que esse recurso foi apresentado em virtude de, de acordo com a Constituição Turca, serem necessários os votos de 367 deputados para validarem a candidatura de Abdullah Gül, o candidato do partido do governo. Nessa altura, na passada sexta-feira, foram contabilizados 368 votos que incluíram sete deputados do CHP que estavam no parlamento unicamente para verificarem o andamento do processo. Por essa razão foi apresentado o recurso ao tribunal. Agora, o Tribunal Constitucional vem dizer que são necessários os votos de 367 deputados para a eleição ser válida. Assim sendo, a primeira volta das presidenciais foi cancelada pelo Tribunal. Cabe agora ao governo decidir se vai reiniciar as votações ou se vai convocar eleições antecipadas. A hipótese de eleições antecipadas é apontada por vários analistas e pelos media turcos como a hipótese mais provável.
O porta-voz do governo acabou de ler um comunicado ao país onde consta que a hipótese de eleições antecipadas está na mesa e que irá ser discutida com os partidos da oposição.

1 comentário:

contradicoes disse...

Pelo que me parece cumpriu-se a vontade da oposição quanto a esta candidatura, sendo a mesma demonstrativa da imparcialidade do poder judicial face ao político. Um abraço do Raul