31 maio 2007

Quatro pessoas assassinadas por rebeldes curdos

Quatro pessoas foram assassinadas hoje e outras três ficaram feridas num ataque supostamente perpetrado por um grupo de rebeldes curdos na província turca de Bingöl, no sudeste do país.
As vítimas eram trabalhadores florestais que estavam a destruir árvores, com a permissão das autoridades, nos arredores da aldeia de Çiçekdere, quando foram atacadas por um grupo ligado ao ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Há 15 dias, um grupo de membros do PKK sequestrou, no mesmo local, dois trabalhadores florestais, que foram libertados dias mais tarde.
Os militares turcos estão a realizar operações em grande escala nas províncias do sudeste da Turquia, onde reside grande parte da minoria curda, e ao longo da fronteira com o Iraque.
O Exército aguarda ordens do Governo de Ancara para atravessar a fronteira e entrar no norte do Iraque, para combater os activistas do PKK que actuam nessa região.
O PKK optou pela luta armada em 1984, em nome da independência dos 12 milhões de curdos que vivem na Turquia. Cerca de 35 mil pessoas já foram assassinadas desde então, numa guerra não declarada entre o PKK e as forças de segurança da Turquia. O povo curdo vive na Turquia, Iraque e Síria, constituindo minorias em cada um desses três países.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: