21 setembro 2006

Elif Şafak vai hoje a tribunal

Elif Şafak vai hoje a tribunal

A escritora Elif Şafak, uma das mais premiadas escritoras turcas, vai enfrentar hoje o tribunal por ser acusada de ter "insultado a identidade turca" no seu romance "O Bastardo de Istambul".
A acusação está relacionada com referências feitas ao alegado genocídio de Arménios em 1915 por uma das personagens de ficção desse romance.
"O Bastardo de Istambul", escrito originalmente em Inglês ("The Bastard of Istambul"), criou polémica quando foi traduzido para Turco ("Baba ve Piç") e publicado na Turquia em Março deste ano. O livro é uma saga envolvente de quatro gerações de mulheres que se movem entre a Turquia e os Estados Unidos, a par da história de uma família arménia que escapou aos massacres de 1915, deixando para trás uma criança que foi educada como Turca e muçulmana. O livro tornou-se um best-seller e já vendeu 60 mil cópias.
As acusações contra Şafak são baseadas no controverso Código Penal Turco (TCK) e no seu Artigo 301, que considera crime qualquer insulto contra o Estado, instituições do Estado, oficiais de topo e "identidade turca".
Şafak pode incorrer numa pena de até três anos de prisão, e o seu tradutor e editor também são alvo de acusações semelhantes.
Muitos outros jornalistas e romancistas famosos têm sido julgados com base nesse artigo. Oitenta casos, relacionados com a mesma acusação, aguardam ainda julgamento.

Sem comentários: