11 maio 2007

Cimpor motiva protestos em Ancara


A cimenteira portuguesa Cimpor, que comprou a fábrica turca Yibitaş Lafarge por 535 milhões de euros em Dezembro passado, vai construir uma fábrica em Ancara na região de Hasanoğlan, em Elmadağ. O início da construção está agendado para daqui a alguns dias, e está a preocupar os habitantes das áreas circundantes, que alegam que "já existem 30 pedreiras na região, e esta fábrica de cimento vai causar ainda mais poluição".
No início desta semana foi organizado um protesto na área de construção da fábrica. Os manifestantes defenderam que não querem ali a cimenteira e que o seu funcionamento pode vir a causar doenças nos moradores, nomeadamente cancro do pulmão. Disseram ainda que aguardam ajuda por parte das entidades responsáveis.
O presidente da Câmara de Hasanoğlan disse que o caso vais ser entregue ao tribunal. Por outro lado, o ministro das Florestas e do Ambiente, Osman Pepe, declarou que vão ser tomadas medidas no sentido de serem resolvidos os danos ambientais causados pelas pedreiras.

Sem comentários: