01 abril 2007

Visita oficial do presidente do Parlamento turco a Portugal


O presidente do Parlamento turco, Bülent Arınç, efectuou uma visita oficial a Portugal, a convite do seu homólogo português, Jaime Gama.
Bülent Arınç revelou à imprensa turca que esta deslocação a Portugal constitui também uma resposta à visita que Mota Amaral fez à Turquia em 2004, acrescentando tratar-se da primeira visita a Portugal de um presidente do Parlamento turco. Disse que as relações entre a Turquia e Portugal são muito boas, acrescentando que “não existe nenhum problema entre nós. As nossas relações em termos económicos, culturais e militares estão a desenvolver-se de forma agradável. Por outro lado, Portugal é o país que mais apoia as negociações entre a Turquia e a União Europeia, vai presidir à União Europeia a partir de Julho, o que revela a nossa amizade e o facto de sermos aliados.”
No dia 29, Arınç foi recebido por Jaime Gama na Assembleia da República e também pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, na sua residência oficial. No dia seguinte, foi recebido pelo presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio Nacional de Belém.

Sem comentários: