02 outubro 2006

Louis Michel apoia a entrada da Turquia na União Europeia

Louis Michel apoia a entrada da Turquia na União Europeia

O anterior ministro dos Negócios Estrangeiros belga e actual membro da Comissão Europeia, Louis Michel, demonstrou o seu apoio à Turquia face à pressão da União Europeia para aceitar o "genocídio" relativamente à Arménia.

Falando sobre esse assunto, Michel disse ontem em Bruxelas: "não podem ser apresentados novos critérios políticos à Turquia para a adesão à União Europeia. A Turquia tem uma grande importância para a União Europeia. Basta olhar e ver onde é que as linhas energéticas se cruzam para perceber isso".
Michel focou o papel da Turquia na região, e como estava convencido daquilo a que chama "a grande necessidade da UE relativamente à Turquia". "Basta olhar para os problemas na região. Se olharmos para os problemas no Iraque, Médio Oriente, Irão, reparamos que a Turquia é um país chave em tudo isso[...]. Existem parlamentares no Parlamento Europeu que parecem comportar-se como se a Turquia se fosse tornar membro amanhã. A entrada da Turquia ainda vai demorar algum tempo, e temos de dar tempo ao país para se preparar".

Sem comentários: