03 outubro 2006

Desvio de avião da Turkish Airlines não foi protesto contra a visita papal

Desvio de avião da Turkish Airlines não foi protesto contra a visita papal

Um Turco de nome Hakan Ekinci desviou um avião da Turkish Airlines proveniente de Tirana, na Albânia, com destino a Istambul durante o princípio da noite de hoje.
O homem em questão não se estava a insurgir contra a visita do papa Bento XVI à Turquia no mês de Novembro, mas sim a tentar obter asilo em Itália por não querer cumprir o serviço militar a que é obrigado na Turquia.
De acordo com testemunhos de passageiros do avião em questão, que falaram ao telefone em directo para um canal de televisão turco durante o sequestro, Hakan Ekinci não maltratou ninguém dentro do aparelho e pediu desculpa a todos os passageiros. No final, quando deixou o avião para ser interrogado pelas autoridades italianas foi aplaudido pelos passageiros. Foi esta a descrição feita ao telefone por um dos passageiros, durante o desenrolar dos últimos acontecimentos dentro do avião.
De acordo com as notícias veiculadas pelas televisões turcas, o jovem, de cerca de 30 anos, converteu-se ao cristianismo há cerca de dez anos e dizia não querer viver num país maioritariamente muçulmano como a Turquia e não querer cumprir o serviço militar a que todos os homens são obrigados no país. Hakan Ekinci já tinha escrito uma carta ao Papa pedindo-lhe apoio relativamente ao asilo político que pretende.

Sem comentários: