A iniciativa de 12 meses, a cargo da Associação de Exportadores de Vestuário de Istambul (İHKİB), visa reforçar a competitividade do setor do vestuário turco no aprovisionamento global, em resposta aos requisitos internacionais em matéria de sustentabilidade, rastreabilidade e digitalização, avança a Modaes.
O projeto, intitulado “Twin Transition in the Apparel Supply Chain”, é apoiado pela Agência de Desenvolvimento de Istambul (ISTKA) no âmbito do Programa de Apoio Financeiro à Transição Dupla 2025.
Segundo Mustafa Paşahan, vice-presidente da İHKİB, "o setor têxtil da Turquia tem sido um pilar estratégico da nossa economia de exportação. Com este projeto, procuramos reforçar as vantagens existentes do setor, acelerando a transformação verde e digital, e construir capacidades sustentáveis a longo prazo na nossa cadeia de aprovisionamento".
O projeto prevê a expansão do atual Centro de Transformação Digital da İHKİB para um modelo integrado de Serviço de Transformação Digital e Verde, que disponibilizará avaliações operacionais e de maturidade sustentável, planos de ação, orientação técnica e aconselhamento aos produtores. Estão igualmente previstos seminários online, bem como apoio no acesso a financiamento e consultoria para empresas interessadas em fundos europeus e nacionais.
Supervisionado pela İHKİB e implementado em colaboração com a Assembleia de Exportadores Turcos, o programa envolve mais de vinte empresas e conta com a participação de instituições e representantes de marcas globais. Entre as ações previstas está a criação de um Conselho de Transição Dupla, com o objetivo de alinhar o setor às expectativas do mercado e promover estratégias de transformação transversal.
De acordo com o Just Style, em setembro do ano passado, a İHKİB garantiu 37 milhões de euros em financiamento da UE para impulsionar a dupla transição no setor da moda turco.
O projeto culminará numa conferência internacional, "Türkiye in the Twin Transition of the Apparel Supply Chain”, na qual será apresentado o progresso da indústria turca nas áreas da sustentabilidade e da digitalização.
(Fonte:Portugal Têxtil)
Sem comentários:
Enviar um comentário