google.com, pub-7650629177340525, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Notícias da Turquia: janeiro 2026

12 janeiro 2026

PME turca desenvolve dispositivo de comunicação e desafia investidores


A empresa tem uma solução de partilha de localização e de mensagens sem depender da internet ou da infraestrutura GSM. Chama-se Mona, está disponível para demonstração e precisa de investidores.

A empresa da Turquia propôs-se a construir um ecossistema tecnológico de última geração centrado em inovação, design e comunicação independente, uma solução que permite aos utilizadores a partilha de localização e de mensagens sem depender de internet ou de infraestrutura GSM, mesmo no meio da natureza.

O Nona, assim se designa, é um dispositivo de comunicação de alto desempenho, independente da rede elétrica, projetado para ambientes onde a infraestrutura GSM e de internet está indisponível ou comprometida como, por exemplo, em desastres naturais, ou terrenos montanhosos.

O que acontece é que o Mona cria a sua própria rede descentralizada usando a tecnologia LoRa (Long Range) combinada com um algoritmo Mesh proprietário. Desta forma, conecta-se aos smartphones dos utilizadores via BLE (Bluetooth Low Energy), permitindo o envio de mensagens de texto criptografadas, localizações GPS e dados de identificação médica através do aplicativo móvel, sem a necessidade de um cartão SIM.

O sistema alcança até 10 km de comunicação em linha reta por nó e através do algoritmo Mesh multi-hop, e cada dispositivo Mona atua como um repetidor, estendendo teoricamente a cobertura da rede para mais de 100 km sem qualquer infraestrutura central.

Neste momento, o dispositivo, que de acordo com o fabricante oferece uma solução de comunicação permanente a aproximadamente 1/20 do custo de telefones via satélite, sem taxas de assinatura recorrentes, está disponível para demonstração e o pedido de direitos de propriedade intelectual já foi oficialmente protocolado junto ao Escritório Turco de Patentes e Marcas (TURKPATENT) e aguarda o resultado.

Entretanto, a empresa procura um investidor industrial para apoiar o crescimento estruturado e a industrialização desta solução de integração de hardware avançado. Do potencial investidor, espera que este forneça recursos financeiros para expandir a capacidade produtiva, aprimorar a eficiência da manufatura e fortalecer os processos de compras e da cadeia de abastecimento.

O parceiro ideal contribuirá com expertise no setor, conhecimento operacional e orientação estratégica para apoiar a otimização de processos, a garantia da qualidade e a padronização, em linha com as melhores práticas industriais. Além do investimento de capital, espera-se que o parceiro facilite o acesso a redes industriais, apoie o posicionamento de mercado e contribua para o desenvolvimento de modelos sustentáveis ​​de produção e vendas. A parceria visa acelerar a entrada em novos mercados nacionais e internacionais, apoiar a expansão do portefólio de produtos e viabilizar o planeamento de capacidade a longo prazo.

(Fonte: LinktoLeaders)

08 janeiro 2026

Turquia acelera transição verde e digital


A Associação de Exportadores de Vestuário de Istambul lançou um programa anual para equipar os produtores turcos para as exigências globais de rastreabilidade, produção de baixo carbono e transformação digital, a partir de 2026.

A iniciativa de 12 meses, a cargo da Associação de Exportadores de Vestuário de Istambul (İHKİB), visa reforçar a competitividade do setor do vestuário turco no aprovisionamento global, em resposta aos requisitos internacionais em matéria de sustentabilidade, rastreabilidade e digitalização, avança a Modaes.

O projeto, intitulado “Twin Transition in the Apparel Supply Chain”, é apoiado pela Agência de Desenvolvimento de Istambul (ISTKA) no âmbito do Programa de Apoio Financeiro à Transição Dupla 2025.

Segundo Mustafa Paşahan, vice-presidente da İHKİB, "o setor têxtil da Turquia tem sido um pilar estratégico da nossa economia de exportação. Com este projeto, procuramos reforçar as vantagens existentes do setor, acelerando a transformação verde e digital, e construir capacidades sustentáveis a longo prazo na nossa cadeia de aprovisionamento".

O projeto prevê a expansão do atual Centro de Transformação Digital da İHKİB para um modelo integrado de Serviço de Transformação Digital e Verde, que disponibilizará avaliações operacionais e de maturidade sustentável, planos de ação, orientação técnica e aconselhamento aos produtores. Estão igualmente previstos seminários online, bem como apoio no acesso a financiamento e consultoria para empresas interessadas em fundos europeus e nacionais.

Supervisionado pela İHKİB e implementado em colaboração com a Assembleia de Exportadores Turcos, o programa envolve mais de vinte empresas e conta com a participação de instituições e representantes de marcas globais. Entre as ações previstas está a criação de um Conselho de Transição Dupla, com o objetivo de alinhar o setor às expectativas do mercado e promover estratégias de transformação transversal.

De acordo com o Just Style, em setembro do ano passado, a İHKİB garantiu 37 milhões de euros em financiamento da UE para impulsionar a dupla transição no setor da moda turco.

O projeto culminará numa conferência internacional, "Türkiye in the Twin Transition of the Apparel Supply Chain”, na qual será apresentado o progresso da indústria turca nas áreas da sustentabilidade e da digitalização.

(Fonte:Portugal Têxtil)