25 novembro 2023

Jovens da Turquia efetuaram voluntariado em Vila Nova de Poiares


O Município de Vila Nova de Poiares acolheu durante os últimos 5 meses duas jovens voluntárias de nacionalidade turca, que estiveram a participar no programa ‘Fit Young and Senior’, promovido pela Câmara Municipal, no âmbito de uma candidatura ao Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, refere em nota a autarquia.

Na despedida, a vereadora com o pelouro da Educação e Juventude, Maria da Luz Pedroso, recebeu as jovens Aysel Biban e Fatima Kanbay nos Paços do Concelho, acompanhada dos técnicos municipais que as orientaram durante a sua estadia, e entregou como forma de agradecimento uma lembrança do Município a cada uma.

O programa ‘Fit Young and Senior’ visa a promoção da atividade física e hábitos de vida saudável para crianças e seniores do Concelho. Trata-se de um projeto que se destaca pela forte vertente solidária, de inclusão social e respeito pela diversidade, dada a sua génese intergeracional, e que propicia o desenvolvimento pessoal, social e educativo dos voluntários, frisa a autarquia.

Ao longo dos cinco meses em que estiveram em Vila Nova de Poiares as duas jovens turcas desenvolveram voluntariado em atividades não só municipais como o ‘Verão em Atividade’ ou ‘Fit Sénior’, mas também em associações locais como a iCreate, onde a sua “colaboração proporcionou uma abordagem mais centrada na estimulação cognitiva da população sénior”.

“Paralelamente, e no âmbito do programa de voluntariado do Corpo Europeu de Solidariedade realizaram uma atividade semanal junto dos mais jovens, onde se destacavam os valores europeus e a apresentação da sua cultura”, sublinha.

“À semelhança das demais iniciativas realizadas neste âmbito, o balanço foi mais uma vez muito positivo para todos os envolvidos, na medida em que proporcionou um intercâmbio cultural, promovendo o respeito pela diversidade, bem como uma abordagem holística ao estimular a atividade física e cognitiva dos munícipes mais idosos, contribuindo para combater o isolamento social”, realça ainda a edilidade.

“Refira-se que o Município de Vila Nova de Poiares é uma entidade acreditada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, para o envio de jovens para outros projetos organizados em diversos países da União Europeia. Exemplo disso é a participação, este ano, de um jovem poiarense que, também em regime de voluntaria, participou na reabilitação de um centro para a juventude na Eslovénia”, conclui.

(Fonte: CentroTV)

Sem comentários: