04 maio 2023

Terramoto: UNICEF Portugal relembra que a consignação de 0,5% do IRS irá reverter 100% a favor das vítimas

Três meses depois dos terramotos na Síria e na Turquia, ainda há vítimas por resgatar dos escombros e cerca de 18 milhões de pessoas dependem de ajuda humanitária. Os sismos pararam, mas é tempo de reconstrução. A UNICEF Portugal destina a consignação dos 0,5% do IRS relativo a 2022 para ajudar as vítimas dos terramotos ocorridos a 6 de fevereiro passado na Turquia e na Síria.

De acordo com dados recentes divulgados pela UNICEF, só na Turquia, mais de 2,4 milhões de pessoas encontram-se alojadas em abrigos temporários (tendas e contentores) com acesso limitado a serviços básicos como água, saneamento e serviços médicos. Já na Síria, desde o início dos terramotos mais de 97 mil famílias foram deslocadas e 3,7 milhões de crianças, mulheres grávidas e lactantes foram afetadas e necessitam urgentemente de água, abrigo, alimentos e assistência médica e psicossocial de emergência.

Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, salienta que "a situação em algumas regiões da Turquia e Síria é absolutamente crítica. As nossas equipas têm encontrado e lidado com situações de urgência humanitária que envolvem milhões de desalojados, especialmente mulheres e crianças, que são sempre as que mais sofrem nestes cenários de absoluta devastação”. A responsável sublinha ainda que “tendo em conta a dimensão da catástrofe nos dois países, e a guerra civil que dura há mais de uma década na Síria, a reconstrução demorará tempo, o que torna ainda mais urgente o regresso progressivo à normalidade para todas estas crianças”.

A UNICEF Portugal convida todos os portugueses a apoiarem as crianças e famílias da Síria e da Turquia, optando pela consignação de 0,5% do seu IRS à UNICEF, através do Número de Identificação Fiscal 500883823. O prazo para entrega do IRS de 2023, referente aos rendimentos do ano de 2022, é dia 30 de junho.

A consignação do IRS permite encaminhar uma parte do imposto que seria a favor do Estado português para uma entidade ou associação à escolha, sem qualquer custo associado. Através deste mecanismo, o Estado abdica de 0,5% do seu IRS e envia o respetivo montante para a entidade beneficiária escolhida. De destacar que o reembolso do contribuinte não é afetado com este processo, sendo certo que não receberá menos, nem pagará mais por ter decidido avançar com a consignação.

A UNICEF está na região, sendo responsável pelos sectores da Água e Saneamento, Educação e colíder no setor da Proteção Infantil.

Todas as informações relativas ao processo de consignação de 0,5% do IRS à UNICEF Portugal disponíveis em https://irs.unicef.pt. A UNICEF Portugal agradece antecipadamente a colaboração de todos neste importante apoio às vítimas dos terramotos na Turquia e Síria.

(Fonte: UNICEF)

Sem comentários: