12 junho 2013

Primeiro-ministro diz que protestos acabarão “em 24 horas”

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, anunciou ter dado ordens ao ministro do Interior para acabar com as manifestações que duram há 12 dias e provocaram quatro mortos: três manifestantes e um polícia.
“Isto estará acabado em 24 horas”, disse Erdoğan, afirmando que as forças de autoridade terão uma actuação diferente do que até aqui, mas que os manifestantes não devem ser magoados.
O governante esteve reunido com 11 representantes dos manifestantes, num encontro que terminou com a possibilidade de um referendo entre os habitantes de Istambul em relação ao destino do parque Gezi.
“O resultado concreto da reunião é o seguinte: podemos levar este assunto a referendo. Não para a Turquia inteira, mas perguntaremos aos cidadãos de Istambul”, resumiu Hüseyin Çelik, porta-voz do partido no poder, o AKP, citado pelo jornal turco de língua inglesa Hurriyet Daily News.
Çelik apelou ao fim dos protestos: “Dirijo-me aos meus jovens irmãos que protestam, dormem, comem e bebem no parque Gezi. Dada esta decisão sobre a possibilidade de um referendo, creio que, depois deste gesto de boa vontade, o parque Gezi deve ser esvaziado e a vida deve voltar ao normal”.
 
(Fonte: Público)

Sem comentários: