24 fevereiro 2013

Adesão da Turquia à UE no centro da visita de Angela Merkel a Ancara

A visita de Angela Merkel à Turquia está a suscitar um grande interesse na comunidade turca da Alemanha, a maior comunidade imigrante do país. Isto porque entre os temas que estão previstos na agenda da chanceler alemã e do primeiro-ministro turco está a eventual retoma das negociações de adesão da Turquia à União Europeia.
Um vendedor no mercado de Kreuzberg, no coração turco de Berlim, diz que “seria melhor se chegassem a acordo sobre a adesão da Turquia à União Europeia, para mostrar que Cristãos e Muçulmanos podem viver juntos em harmonia.”
No podcast semanal da chancelaria, Merkel abordou o tema da adesão de Ancara ao grupo dos Vinte e Sete, afirmando ser a favor de um reinício das negociações, mas numa entrevista concedida este sábado não escondeu um certo cepticismo quanto ao resultado final das negociações. “Acho que o caminho das próximas negociações vai ser longo. Mas apesar de estar céptica, concordei com o reinício das discussões de adesão.” Com ou sem cepticismo, certo é que o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, considerou, este sábado em Istambul, positivas as declarações da chanceler alemã. “Tendo em conta as declarações positivas da chanceler Merkel sobre a abertura de um novo capítulo de negociações, vamos conseguir bons resultados durante a presidência da Irlanda.”
Angela Merkel chega este domingo a Ancara e regressa a Berlim na segunda-feira.
 
(Fonte: Euronews)

Sem comentários: