02 abril 2012

Paulo Portas em visita à Turquia

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, viaja hoje para Ancara, onde irá jantar com empresários portugueses e com a comunidade portuguesa residente na capital turca.
O jantar contará com a presença do ministro da Economia turco, Mehmet Zafer Çaglayan, referiu uma nota informativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
No dia seguinte, o chefe da diplomacia portuguesa realiza uma visita a Anıtkabir, o Mausoléu de Atatürk, pai da Turquia Moderna.
Paulo Portas encontra-se depois com o homólogo turco, encontro que será seguido de uma reunião entre delegações, onde vão participar o embaixador português em Ancara, Jorge Cabral, e o presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio de Portugal), Pedro Reis.
O programa de terça-feira inclui ainda um encontro com o ministro de Estado e dos Assuntos Europeus, Egemen Bağış, e uma audiência com o presidente da Turquia, Abdullah Gül. O ministro português, que regressa no mesmo dia a Istambul, reúne-se ainda com o presidente da Universidade de Economia e Tecnologia (TOBB).
No último dia da visita, na quarta-feira, Paulo Portas intervém num seminário empresarial organizado pela Câmara de Comércio e Indústria da Turquia (TUSKON). A iniciativa vai incluir encontros bilaterais entre empresários turcos e portugueses.
Ainda na quarta-feira, o chefe da diplomacia portuguesa reúne-se com o presidente do Conselho para as Relações Económicas Externas (DEIK), concluindo a visita à Turquia com uma intervenção num encontro da TUSIAD (associação das empresas turcas) sobre a economia portuguesa e o programa de privatizações.
Nesta deslocação de quatro dias, Paulo Portas está acompanhado por uma delegação de cerca de 20 empresários portugueses, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
No domingo, o chefe da diplomacia portuguesa participou em Istambul na reunião dos "Amigos da Síria".

(Fonte: Jornal i)

Sem comentários: