30 março 2012

Daron Acemoğlu: "Nenhum país está condenado a ser pobre para sempre"



Co-autor do elogiado livro "Por que Falham as Nações", o economista turco do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) defende a tese de que uma nação só prospera se houver instituições políticas e económicas "inclusivas".
Em "Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity and Poverty" (Por que Falham as Nações: As Origens do Poder, Prosperidade e Pobreza), os seus autores, os economistas Daron Acemoğlu e James Robinson, dizem que não adianta um país ter recursos naturais abundantes, clima favorável ou uma população determinada a trabalhar muito. Se não houver uma base que garanta a distribuição de poder político e oportunidades económicas ao maior número possível de cidadãos, mais cedo ou mais tarde o país rumará para a estagnação. A boa notícia é que "nenhum país está condenado a ser pobre para sempre".
Acemoğlu, de 44 anos, nasceu em Istambul, é economista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e é o nome do momento entre os seus pares. Cinco detentores do Prémio Nobel de Economia já elogiaram o livro.

(Fonte: Época)

Sem comentários: