09 agosto 2011

Chefe da diplomacia turca pressiona Assad

O chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoğlu, estará hoje em Damasco para pressionar o presidente sírio, Bashar al-Assad, a aplicar um conjunto de reformas e a pôr fim à repressão.
No sábado, durante uma cerimónia que assinalava o fim do jejum diário do Ramadão, o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdoğan assegurou que Davutoğlu transmitirá uma mensagem "firme" ao dirigente sírio. "Não encaramos o tema da Síria como um assunto de política externa, porque nos afecta internamente. Partilhamos uma fronteira de 850 quilómetros, relações de parentesco, históricas e culturais," disse Erdoğan. "Jamais permaneceremos como simples espectadores. Pelo contrário, faremos o que for necessário," afirmou.
O chefe do Governo de Ancara teve na segunda-feira uma reunião sobre segurança externa, onde também participaram Davutoğlu, o ministro da Defesa İsmet Yılmaz e o novo chefe do estado-maior, Necdet Özel, que abordou a situação na Síria.
Em simultâneo, o embaixador dos Estados Unidos em Ancara, Francis Ricciardone, manteve um encontro com İbrahim Kalın, assessor de política externa de Erdoğan, onde também foi analisada a situação no país vizinho e a deslocação de Davutoğlu a Damasco.

(Fonte: Expresso)

Sem comentários: