16 maio 2011

Milhares de pessoas saíram à rua por uma internet livre

Milhares de pessoas, em mais de 40 cidades da Turquia, saíram à rua, no domingo (15), em protesto contra as propostas do Governo do país para censurar a internet.
Em Istambul, pessoas carregavam placas que diziam: "Não toquem na nossa internet" e "Não vamos ceder à censura".
Os protestos foram organizados via Facebook, após a população ter conhecido a decisão do orgão regulador da internet na Turquia, a Autoridade de Tecnologia de Informação e Comunicação (BTK), que prevê a implementação de filtros à internet. A partir de Agosto, os internautas terão de escolher entre quatro tipos de filtro: o de criança, o de família, o para empregados e outro padrão.
"Esses filtros vão transformar a internet numa área controlada pelo Estado," disse Serkan Doğan, um programador de software de Istambul. "Uma pessoa vai entrar num canal que direcciona para o servidor do Estado, que distribui a internet para milhões de usuários."
Além dos filtros, algumas palavras serão proibidas de serem registadas em domínio, como "loira" e "cunhada", informa a imprensa local.
Mais de cinco mil sites foram bloqueados na Turquia até Julho de 2010, e este número tem aumentado, segundo um relatório da "Freedom House", organização de defesa dos direitos humanos com sede em Washington.

(Fonte: Portal Imprensa)

Sem comentários: