24 fevereiro 2011

Brisa quer que Turquia passe a ser o seu segundo mercado doméstico

A Turquia é, a par da Índia, um dos mercados onde a Brisa pretende entrar no sector das concessões rodoviárias, estando a aguardar o lançamento do concurso de privatização da rede de auto-estradas do país.
"Esperamos que se o programa de privatização avançar, e se ganharmos, possamos transformar a Turquia num segundo mercado doméstico para a Brisa. É isso que ambicionamos," afirmou ontem Guilherme Magalhães, presidente executivo da Brisa Internacional, na conferência "Business Roundtable Turquia", organizada pelo "Jornal de Negócios".
Guilherme Magalhães considerou que este tem sido um processo de grande transparência, mas longo, lembrando que o Governo turco tem vindo a anunciar que gostaria de lançar o concurso de imediato. "De imediato podia ser já este mês de Fevereiro como poderá ser até ao Verão ou pós-Verão," afirmou.
À venda vai estar a rede pública de auto-estradas com portagem da Turquia, incluindo as duas pontes do Bósforo. De acordo com o responsável, tratam-se de quase dois mil quilómetros, dos quais mais de 1700 de rede principal e outros 200 de rede secundária. No total, circulam anualmente nestas vias mais de 300 milhões de veículos, gerando receitas da ordem dos 250 a 300 milhões de euros por ano.
A banca tem avançado como valor indicativo para esta privatização os quatro mil milhões de dólares (mais de 2,9 mil milhões de euros). A Brisa pretende concorrer em consórcio com o grupo turco Akfen, estando ainda por definir os restantes parceiros que integrarão o agrupamento.

(Fonte: Jornal de Negócios)

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