Os dez principais mercados emissores de turistas para a Turquia foram as 63,7% chegadas de visitantes estrangeiros, quando em 2008 ainda estavam abaixo dos 60% (59,8%), ao registarem um crescimento de 15,4% nestes dois anos, impulsionado principalmente pela Rússia, Reino Unido, Irão e Síria, enquanto as restantes origens de turistas baixaram 2,2%.
Os dados provisórios dos primeiros dez meses deste ano publicados pelo ministério turco da Cultura e Turismo indicam que a Turquia recebeu 15,546 milhões de visitantes procedentes dos dez principais emissores, mais 10% ou mais 1,5 milhões que há um ano e mais 15,4% ou mais 2,2 milhões que há dois anos, enquanto os outros mercados que não fazem parte do top 10 geraram 9,4 milhões de visitantes, mais 0,2% ou mais 18,3 mil que há um ano, mas menos 2,2% ou menos 211,9 mil que há dois anos.
O reforço da participação do top 10 dá-se, de acordo com os mesmos dados, especialmente pelos crescimentos de quatro mercados (Rússia, Reino Unido, Irão e Síria), que mais que compensam as quedas de outros três, entre eles o número um, a Alemanha, que, com 3,987 milhões de visitantes na Turquia até Outubro, está 1,3% ou 51,4 mil abaixo do ano passado e 0,8% ou 32,3 mil abaixo de 2008.
Rússia, Reino Unido, Irão e Síria, cada um deles só por si, porém, não só anularam o impacto da queda das chegadas da Alemanha, bem como das da Holanda (menos 4% ou menos 42,3 mil, para 1,014 milhões), de França (menos 0,2% ou menos 1,6 mil, para 850,39 mil).
As chegadas da Rússia, segundo emissor para a Turquia, com 2,996 milhões de visitantes, estão até Outubro com um aumento de 16,1%, o que equivale a mais 415,3 mil.
O Reino Unido, por seu turno, com 2,592 milhões de visitantes na Turquia, está 10,9% ou 254,7 mil acima do ano passado.
O Irão, quarto emissor, é o mercado que tem o aumento mais forte em valor absoluto, em 498,4 mil (mais 43,3%), para 1,649 milhões, e a Síria, nono emissor, é o que tem o aumento em percentagem mais acentuado, em 91,5% (mais 357,4 mil), para 748 mil.
Além destes mercados, no top 10 crescem ainda a Bulgária, quinto maior emissor, em 1,3% ou 15,4 mil, para 1,19 milhões, a Geórgia, sétimo maior emissor, em 4,7% ou 41 mil, para 918,2 mil, e a Itália, décimo maior emissor, em 4% ou 22,8 mil, para 598 mil.
Em relação a 2008, apenas a Alemanha (menos 0,8% ou menos 32,3 mil) e a Holanda (menos 6,3% ou menos 68,8 mil) estão abaixo nos dez meses.
As chegadas da Rússia crescem 8,2% ou 228,4 mil, o Reino Unido cresce 24,3% ou 506,5 mil, o Irão cresce 68,5% ou 670,3 mil e a Bulgária cresce 14,1% ou 147,2 mil.
A Síria é também o mercado com o maior crescimento percentual em relação a 2008, com mais 120,7% (mais 409 mil visitantes).
Os dados provisórios dos primeiros dez meses deste ano publicados pelo ministério turco da Cultura e Turismo indicam que a Turquia recebeu 15,546 milhões de visitantes procedentes dos dez principais emissores, mais 10% ou mais 1,5 milhões que há um ano e mais 15,4% ou mais 2,2 milhões que há dois anos, enquanto os outros mercados que não fazem parte do top 10 geraram 9,4 milhões de visitantes, mais 0,2% ou mais 18,3 mil que há um ano, mas menos 2,2% ou menos 211,9 mil que há dois anos.
O reforço da participação do top 10 dá-se, de acordo com os mesmos dados, especialmente pelos crescimentos de quatro mercados (Rússia, Reino Unido, Irão e Síria), que mais que compensam as quedas de outros três, entre eles o número um, a Alemanha, que, com 3,987 milhões de visitantes na Turquia até Outubro, está 1,3% ou 51,4 mil abaixo do ano passado e 0,8% ou 32,3 mil abaixo de 2008.
Rússia, Reino Unido, Irão e Síria, cada um deles só por si, porém, não só anularam o impacto da queda das chegadas da Alemanha, bem como das da Holanda (menos 4% ou menos 42,3 mil, para 1,014 milhões), de França (menos 0,2% ou menos 1,6 mil, para 850,39 mil).
As chegadas da Rússia, segundo emissor para a Turquia, com 2,996 milhões de visitantes, estão até Outubro com um aumento de 16,1%, o que equivale a mais 415,3 mil.
O Reino Unido, por seu turno, com 2,592 milhões de visitantes na Turquia, está 10,9% ou 254,7 mil acima do ano passado.
O Irão, quarto emissor, é o mercado que tem o aumento mais forte em valor absoluto, em 498,4 mil (mais 43,3%), para 1,649 milhões, e a Síria, nono emissor, é o que tem o aumento em percentagem mais acentuado, em 91,5% (mais 357,4 mil), para 748 mil.
Além destes mercados, no top 10 crescem ainda a Bulgária, quinto maior emissor, em 1,3% ou 15,4 mil, para 1,19 milhões, a Geórgia, sétimo maior emissor, em 4,7% ou 41 mil, para 918,2 mil, e a Itália, décimo maior emissor, em 4% ou 22,8 mil, para 598 mil.
Em relação a 2008, apenas a Alemanha (menos 0,8% ou menos 32,3 mil) e a Holanda (menos 6,3% ou menos 68,8 mil) estão abaixo nos dez meses.
As chegadas da Rússia crescem 8,2% ou 228,4 mil, o Reino Unido cresce 24,3% ou 506,5 mil, o Irão cresce 68,5% ou 670,3 mil e a Bulgária cresce 14,1% ou 147,2 mil.
A Síria é também o mercado com o maior crescimento percentual em relação a 2008, com mais 120,7% (mais 409 mil visitantes).
(Fonte: Presstur)
Sem comentários:
Enviar um comentário