18 novembro 2010

Ahmadinejad: "Instalação do sistema antimíssil da NATO na Turquia não ameaça Irão"

O Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, considera que a possível instalação do sistema de defesa antimíssil na Turquia não constitui uma ameaça para o seu país.
"A NATO não constitui uma ameaça para o Irão. A NATO é incapaz de desempenhar qualquer papel no futuro desenvolvimento do mundo", declarou numa conferência de imprensa, de acordo com a agência noticiosa azeri Trend.
Ahmadinejad encontra-se em Baku, capital do Azerbaijão, para participar na cimeira dos Países do Cáspio.
"Ficou no passado o tempo em que se empregava potencial militar para a solução de questões políticas", acrescentou.
No fim da semana passada, os órgãos de informação internacionais anunciaram que a Turquia estaria de acordo com a instalação de elementos do sistema de defesa antimíssil da NATO no seu território se fossem observadas algumas condições por parte da Aliança.
Segundo o governo turco, a sua posição poderá ser definida durante a cimeira da NATO em Lisboa, que decorre na sexta-feira e no sábado.
Na mesma conferência de imprensa, Ahmadinejad abordou também o tema das conversações entre o Irão e o 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Rússia, Estados Unidos, China, Reino Unido e França - e a Alemanha) sobre o programa nuclear iraniano.
O presidente do Irão recordou que insiste na realização de conversações em Istambul, enquanto que Catherine Ashton, alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, propôs a cidade de Genebra.

(Fonte: Jornal "i")

Sem comentários: