21 outubro 2010

F.C. Porto joga hoje com o Beşiktaş



O F. C. Porto já está na Turquia, onde terá de dobrar dois adversários: o Beşiktaş e o ambiente do Estádio Inönü, um dos mais infernais do futebol europeu, onde os adeptos cantam, gritam e saltam do primeiro ao último minuto.
Os dragões precisaram de quatro horas de voo para chegar a Istambul, a cidade mais populosa da Europa, onde hoje defrontam o Beşiktaş, com quem dividem a liderança do Grupo L da Liga Europa. Já era noite cerrada quando o avião se fez à pista, mas o céu escuro é a antítese do estado de espírito do F. C. Porto, que respira confiança e está muito perto de dar um passo importante rumo aos 16 avos-de-final. Basta vencer o conjunto turco, desfalcado pelas ausências dos lesionados Quaresma e Guti.
Numa cidade que está dividida pelo estreito do Bósforo, que separa a Europa da Ásia, a equipa terá de saber contornar as dificuldades impostas pelo ambiente infernal do Estádio Inönü. A 24 de Outubro de 2007, o conjunto turco recebeu o Liverpool e esse jogo entrou na história por se ter batido o recorde mundial de ruído numa partida de futebol. O som incessante produzido pelos cerca de 30 mil adeptos atingiu a marca dos 132 decibéis, algo inimaginável, quando um avião a descolar emite um som entre os 100 e os 120 decibéis.
Coincidência ou não, o Beşiktaş ganhou esse desafio por 2-1, ajudado pelo fanatismo e pela crença dos adeptos. "É um estádio pequeno e as bancadas ficam junto ao relvado. O ambiente é espectacular e muito difícil. O guarda-redes não consegue comunicar com os defesas porque não nos ouvimos uns aos outros", conta, ao JN, Carlos, o dono da baliza do Bucaspor. "É um recinto complicado e as equipas turcas também se matam para ganhar. Jogam com muita raça", adianta Makukula, avançado do Manisaspor, que derrotou o Beşiktaş (3-2), no fim-de-semana.
O F. C. Porto terá apenas de fazer ouvidos moucos ao ambiente, porque do outro lado esconde-se uma equipa acessível e desmoralizada pelo sétimo lugar no campeonato. Além disso, Quaresma e Guti estão lesionados. "É uma equipa que depende muito desses dois jogadores. Quando não jogam, torna-se previsível. A defesa é muito desconcentrada", sublinha Carlos. Por isso, os dragões partem em vantagem. "São favoritos por aquilo que jogam", diz Makukula.
Os portistas até sabem o que lhes espera no Estádio Inönü, onde em 2007/08 venceram por 1-0, levando os adeptos a aplaudiram de pé um golo magistral de Quaresma. O público pode ser ruidoso, mas tem fair-play...

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: