19 agosto 2010

Famílias de soldados mortos pelo PKK processam o exército turco


Parentes dos soldados turcos mortos em ataques do grupo armado curdo PKK nos últimos anos, processaram o Estado-Maior do exército da Turquia, que acusam de não ter tomado medidas suficientes para protegê-los.
As acusações de negligência dos comandantes militares surgiram na Turquia nos últimos anos, sobretudo desde o ataque em Dağlıca em 2007, que tirou a vida a 12 soldados, o de Aktütün em 2008, quando 15 efectivos morreram, e o de Hantepe de Junho passado, que matou 11 militares.
O Estado-Maior não respondeu às acusações, apesar da publicação em diversos jornais turcos sobre detalhes dos ataques. Segundo essas reportagens, aviões não-tripulados detectaram rebeldes do PKK pouco antes de atacarem Hantepe, sem que os comandantes militares alertassem os seus subordinados.
Segundo a imprensa turca, como o diário liberal "Taraf", o Estado-Maior acompanhou o ataque de Hantepe ao vivo pelas imagens dos aviões não-tripulados Heron, mas não ordenou o envio de reforços que pudessem resistir à acção.
Nos últimos meses, o PKK aumentou os seus ataques contra o exército turco. Somente neste ano, cerca de 100 soldados turcos morreram em combate contra o grupo curdo.

(Fonte: Efe)

Sem comentários: