17 agosto 2010

Palestiniano barricado na embaixada turca de Telavive

Um palestiniano de Ramallah está barricado no interior da embaixada turca em Telavive, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita. Foram ouvidos tiros. O homem barricou-se e ameaça matar “qualquer judeu” que tente entrar.
O advogado árabe israelita Shafik Abuani disse à "Rádio Israel" ter falado três vezes ao telefone com este homem, que identificou como Nadim Injaz, de 28 anos, um palestiniano de Ramallah, que lhe disse que deitaria fogo à embaixada se não lhe fosse concedido asilo político, adianta o "Ha'aretz". “Diz-se perseguido pelo Shin Bet [serviço de segurança interna israelita] e pelos serviços de segurança israelitas. Tentei acalmá-lo por telefone, e o cônsul turco e a sua mulher tiveram tempo para escapar”, disse ainda, citado pela AFP. Diz tratar-se de um homem mentalmente desequilibrado. “Este homem exigiu que o primeiro-ministro turco [Recep Tayyip Erdoğan] lhe conceda asilo político”. Há quatro anos tentou fazer o mesmo na embaixada britânica. Foi preso e libertado há duas semanas.
"Uma pessoa terá sido alvejada”, adianta o jornal “Ha’aretz”, citando um comunicado oficial. Polícia e ambulâncias dirigiram-se para o local e ouvem-se helicópteros a sobrevoar a embaixada, que fica na Rua Yarkon, em frente ao mar, que foi encerrada ao tráfego. O pessoal da embaixada terá barrado a entrada da polícia e dos paramédicos.
"Temos uma situação de reféns", confirmou à agência Associated Press o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Yigal Palmor.
Israel e a Turquia eram países aliados, mas as suas relações têm sido difíceis no último ano e meio, desde a ofensiva israelita em Gaza iniciada no final de Dezembro de 2008. A tensão foi agravada a 31 de Maio, quando militares israelitas, ao abordarem um dos navios da pequena frota que seguia para Gaza, com a intenção de furar o bloqueio imposto por Israel, encontraram resistência por parte dos activistas turcos a bordo, o que resultou na morte de oito pessoas, todas civis turcos.

(Fonte: Público)

Sem comentários: