21 dezembro 2009

Turquia vê Balcãs acelerarem rumo à UE

A Turquia deu ontem mais um pequeno passo rumo à UE, com a abertura de um novo capítulo das negociações, o 12.º em 35, relativo à área do ambiente.
Apesar disso não obteve uma isenção de vistos para os seus cidadãos que queiram viajar para o espaço Schengen, como conseguiram a Sérvia, o Montenegro e a Macedónia - que ao contrário da Turquia nem sequer começaram ainda as suas negociações de adesão à UE.
Os líderes sérvios preparam--se aliás para apresentar hoje a sua candidatura oficial para entrar no clube europeu, depois de verem garantida a facilitação de vistos e o levantamento do bloqueio à aplicação de um acordo de livre comércio com os 27.
A Sérvia tem acelerado o seu caminho em direcção à UE, com a ajuda de vários Estados membros, como Portugal, nomeadamente desde que foi declarada a independência do Kosovo (que considerava uma província sua).
No capítulo dos países que já são considerados candidatos e estão a negociar a adesão à UE, a Croácia também avança: ontem, foram abertos mais dois dos capítulos de negociação. Vinte e oito em 35 foram até agora abertos e 17 já estão encerrados.
Este país deveria aderir em 2010, mas o processo atrasou-se um pouco para esperar pela entrada em vigor do Tratado de Lisboa e pela resolução de um diferendo fronteiriço entre Croácia e Eslovénia.
A Turquia, país islâmico, tenta há décadas entrar na UE, mas tem esbarrado sempre nas resistências dos defensores das raízes cristãs que estão na base do projecto europeu.

(Fonte: Diário de Notícias)

Sem comentários: