05 novembro 2009

Primeiro-ministro e ministro da Saúde confundem Turcos sobre importância da vacina contra a gripe A

A necessidade da população se vacinar contra a gripe A está a gerar polémica na Turquia, dada a diferença de postura entre o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e o seu ministro da Saúde, Recep Akdağ.
Enquanto Akdağ se vacinou em frente às câmaras de televisão para convencer a população a se imunizar contra a doença, Erdoğan, também na televisão, disse que não vai tomar a dose da vacina.
O comportamento destoante dos dois foi capa de vários jornais, que perguntam o que o cidadão comum deve fazer e se o primeiro-ministro e o seu ministro não são capazes de chegar a um acordo sobre a questão.
Até ao momento, a gripe A matou 11 pessoas na Turquia, onde já foram registados cerca de 1500 casos da doença.
Para evitar o alastramento do vírus A H1N1, o ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação destinada aos profissionais da área de saúde e também aos fiéis que nesta época do ano viajam a Meca.
Akdağ também pediu para que "os políticos que apertam mãos 1000 vezes por dia sejam cuidadosos com o contágio do vírus", motivo pelo qual recomendou ao primeiro-ministro e ao presidente da república que se vacinassem.
Ontem, durante um discurso aos deputados do seu partido, Erdoğan contradisse o ministro de forma taxativa: "Não compartilho da opinião do meu ministro a respeito da vacinação. Eu não penso vacinar-me. Ele disse que o presidente e eu nos vamos vacinar [...]. Corrija isto imediatamente", disse Erdoğan, dirigindo-se a Akdağ.
As diferenças entre os dois membros do governo deixaram os Turcos desconcertados, e os partidos da oposição criticaram o primeiro-ministro. "Se a vacina é perigosa, o primeiro-ministro tem de dizer isso à população. Se ele não se vai vacinar, por que é que o governo manda o povo vacinar-se?", questionou Deniz Baykal, líder da oposição.

(Fonte: EFE)

1 comentário:

Tiago Salazar disse...

Boa noite Lídia, gostava de trocar umas impressões consigo sobre Istambul. Escrevo sobre viagens e esbarrei com o seu blogue quando procurava conteúdos sobre cerimónias Derviches. Deixo-lhe o meu email caso esteja disponível.

cidparis@gmail.com

Tiago Salazar