06 novembro 2009

Possível visita de Bashir à Turquia gera conflito diplomático entre Ancara e a UE

O presidente turco, Abdullah Gül, informou hoje à União Europeia (UE) nada ter a dizer sobre uma possível visita à Turquia do seu homólogo sudanês, Omar Hassan al-Bashir, procurado pela justiça internacional.
A provável viagem de Bashir a Istambul, durante a próxima semana, para participar na Cúpula da Organização da Conferência Islâmica (OCI) gerou preocupação na Turquia, por se tratar da sua primeira visita a um país estrangeiro desde que uma ordem internacional de detenção foi emitida contra ele.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu tal ordem de detenção, pediu à comunidade internacional para cooperar na sua captura, mas, tecnicamente, o único obrigado a cumprir essa sentença é o próprio Estado sudanês.
No entanto, hoje, a UE enviou a Ancara uma nota na qual critica a provável e polémica visita, ao mesmo tempo que lembra que a Turquia prometeu actuar de acordo com a linha da União Europeia enquanto durar o processo de negociação para uma eventual adesão deste país ao bloco.
Neste contexto, a UE pede a Ancara que reconsidere a visita de Bashir, acusado de crimes de guerra e de lesa-humanidade em Darfur.
O presidente turco destacou que o seu homólogo sudanês deve viajar no âmbito da conferência da OCI, na qual participam todos os membros dessa organização, a principal instituição muçulmana mundial, e declarou: "todo o mundo deve ver e entender assim".
Se participar da cúpula como se espera, na próxima segunda-feira, esta será a terceira viagem de Bashir à Turquia, após ter sido hóspede de Gül no ano passado e de uma visita não oficial para participar na Cúpula de Países Africanos.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: