18 outubro 2009

Turco mais alto do mundo esteve em Portugal

Sultan Kösen é desde Fevereiro o homem mais alto do mundo. Veio a Portugal apresentar o 'Guinness World Records' em Português.
Sultan Kösen nasceu em Mardin, no Leste da Turquia, junto à fronteira com o Iraque. Era um bebé normal, nenhuma fada madrinha previu o futuro. Um tumor na glândula pituitária, diagnosticado aos 10 anos, mudou-lhe a vida. Nunca mais parou de crescer e tudo se complicou: deixou de ir à escola, não cabia nas carteiras; não arranjou emprego, passou a trabalhar com a família na agricultura; e nunca conheceu os amores da adolescência. "O que mais quero é casar-me. Tem sido difícil encontrar uma namorada. Nunca tive nenhuma, elas têm medo de mim", lamenta. "Mas sou feliz!", garante.
A aldeia onde vive é pequena, 320 habitantes distribuídos por 20 casas. A notícia de que ali residia "um gigante" demorou a correr mundo e ainda lhe faltavam alguns centímetros para ultrapassar o Chinês Bao Xi Shun, anterior detentor do recorde do mais alto. Mas aos 18 anos já tinha um tamanho incomportável que o dispensou do serviço militar. Não foi acompanhado ao autocarro por toda a família e com o arrufar dos tambores, como é habitual quando se vai para o exército na Turquia, mas houve festa quando partiu para Istambul. Os "olheiros da equipa de basquetebol do Galatasaray pensaram ter encontrado um encestador. Mas era tão desajeitado que voltou à terra natal.
No ano passado sujeitou-se a várias cirurgias que lhe removeram o tumor. O pior são os problemas musculares e nas articulações que o obrigam a andar de muletas. Em Fevereiro de 2009, quando oficializaram a sua altura, abriu-se uma janela: "Esta minha súbita fama permitiu-me viajar e ver o mundo", diz. Embora lhe falte a namorada e um automóvel onde consiga entrar, o segundo desejo.
Sultan viaja para dar a conhecer o Guinness World Records 2010. Esteve em Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Madrid, Viena, Roma e, agora, Lisboa. E até já brinca com a sua altura. Diz que troca muito bem lâmpadas e pendura cortinas. Chamam-lhe o "bom gigante".



(Fonte: Diário de Notícias)

Sem comentários: