11 agosto 2009

Turquia assegura que vai resolver problema de escassez de água no Iraque

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Ahmet Davutoğlu, assegurou hoje em Bagdad aos responsáveis iraquianos, que o seu país fará tudo o que puder para atenuar a escassez de água que afecta o Iraque, como consequência da diminuição do nível dos rios Tigre e Eufrates. Davutoğlu, que chegou esta manhã a Bagdad, afirmou em entrevista colectiva com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Hoshyar Zebari, que a Turquia injectou recentemente quantidades adicionais de água nos dois rios, que nascem na Turquia e desembocam no Iraque. Segundo Zebari, as autoridades turcas forneceram uma contribuição adicional aos rios de 500 metros cúbicos por segundo.O ministro turco destacou, além disso, que o seu país aumentará esta quantidade no futuro, mas não precisou datas.
O Iraque sofre de escassez de água desde a construção de várias represas com fins agrícolas e energéticos, nos dois últimos anos, na Turquia.
O ministro turco também fez referência ao recente aumento da violência no Iraque e descreveu os atentados perpetrados contra xiitas em Bagdad e Mossul, nos quais morreram dezenas de civis, como "acções brutais".
Durante a sua visita ao Iraque, Davutoğlu deverá reunir-se com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, para tratar vários assuntos de interesse comum, como a situação da segurança no Iraque.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: