20 agosto 2009

Aldeia curda da Turquia autorizada a restaurar o seu nome curdo

A Turquia começou a restaurar os nomes das aldeias curdas e está a considerar a hipótese de permitir que se façam sermões religiosos na língua própria de um povo de 20 a 25 milhões de pessoas que até hoje ainda não conseguiu valer o direito a uma pátria própria.
A aldeia de Celkaniya viu reconhecido finalmente o direito de poder usar o nome que é seu, em vez de ter de se disfarçar sob o nome turco de Kırkpınar, revelou hoje o jornal diário "Habertürk".
As medidas de alguma tolerância agora anunciadas fazem parte das reformas democráticas que o primeiro-ministro Tayyip Erdoğan prometeu, de modo a responder às queixas de tão importante grupo étnico e poder assim levar por diante a aspiração que a Turquia tem de ser aceite na União Europeia.
Erdoğan espera que com estas reformas se atenda finalmente a décadas de queixas de discriminação e se consiga até acabar com 25 anos de conflito entre o Estado turco e os guerrilheiros curdos.
O primeiro-ministro tenta conseguir apoio da opinião pública, das Forças Armadas e do Parlamento para esta sua iniciativa, destinada a persuadir os militantes do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) a baixar as armas e acabar com uma rebelião que já levou à morte de cerca de 40 mil pessoas.
Este conflito é um dos motivos pelos quais à UE tem colocado tantos entraves à adesão da Turquia. Alguns analistas citados pela Reuters declararam que parte das medidas previstas vai requerer reformas jurídicas e constitucionais para as quais Erdoğan terá de conseguir um vasto consenso. Mas a verdade é que os principais partidos da oposição continuam a argumentar que o processo de reconhecimento dos direitos do povo curdo ameaça a unidade nacional da Turquia. Cerca de 12 milhões de Curdos, perto de metade de todos os que existem, vivem entre os 72 milhões de habitantes da Turquia. Trata-se do maior grupo étnico de todo o mundo que ainda não conseguiu ver reconhecido o direito a um Estado próprio.

(Fonte: Público)

Sem comentários: