17 agosto 2009

Dez anos depois, Istambul não está preparada para outro grande terramoto

Em 1999 morreram mais de 17 mil pessoas vítimas de um grande terramoto que sacudiu a região do Mar de Mármara (noroeste da Turquia) e especialistas apontam que hoje, no décimo aniversário da tragédia, cidades como Istambul continuam sem estar preparadas para um sismo de grande magnitude.
No dia 17 de Agosto de 1999, às 3h02 da manhã, o terramoto de 7,4 graus na escala de Richter durou apenas 45 segundos, mas foi o suficiente para deixar um rasto de destruição: 17480 mortos, mais de 40 mil feridos, 329 mil edifícios destruídos e quase meio milhão de desalojados.
Em Değirmendere, os únicos edifícios que não sofreram nenhum dano foram os construídos pelo Exército, mostrando as péssimas condições em que se constroem casas e edifícios na Turquia.
Depois da catástrofe de 1999, mais de seis mil pessoas foram julgadas por negligências vinculadas ao terramoto, mas só uma, o construtor Veli Göçer, foi condenado a pena de prisão.
Após ter cumprido cinco anos da pena de 18 anos, Göçer - em entrevista publicada hoje pelo diário "Habertürk" - acusa o Estado turco de ser, em parte, culpado pelas mortes, já que é o Governo que aprova as construções e as leis que regem o sector.
Desde aquele grande terramoto, a Câmara de Istambul - onde milhares de pessoas ficaram desabrigadas - gastou cerca de 80 milhões de euros em estudos sobre os edifícios e a sua adequação para resistir a movimentos sísmicos de grande magnitude, segundo a revista "Newsweek Türkiye". No entanto, especialistas como o professor de Engenharia Civil da Universidade do Bósforo Semih Tezcan, dizem que a metrópole turca "não está preparada para outro terramoto" apesar da região de Mármara ser a mais desenvolvida de toda Turquia.
"Em Istambul há um milhão de edifícios e só um 1% foi reforçado. Há três mil escolas e só 250 foram reforçadas e há 635 hospitais públicos, dos quais apenas dez estão preparados", explicou Tezcan em declarações ao jornal "Milliyet".
O maior temor dos moradores de Istambul é que se volte a produzir outro grande terramoto. Uma em cada quatro pessoas que vivenciaram o terramoto de 1999 tem problemas para dormir ou sofre de traumas psicológicos. Além disso, nos últimos anos proliferaram pseudo-cientistas e videntes que, em programas de televisão sensacionalistas, anunciam a proximidade de um grande terramoto, com as empresas seguradoras a aproveitarem-se do medo da população para vender "pacotes anti-terramoto".
"Não haverá um terramoto em Istambul pelo menos até 2015. Se acontecer algum tremor antes disso seria uma enorme surpresa para o meio científico", opinou o presidente da Câmara de Engenheiros Geofísicos, Ahmet Ercan, em declarações ao "Habertürk".
O professor de Geofísica da Universidade Técnica de Istambul, Haluk Eyidoğan, no entanto, alertou que a cidade do Bósforo tem de estar preparada para a eventualidade de um terramoto, já que "nos últimos 200 anos a região de Mármara sofreu 50 terramotos de uma magnitude superior a 6,5 graus".
Uma consequência positiva daquele terramoto - que um mês depois se registou em Atenas - foi o espírito de solidariedade entre Turcos e Gregos, duas nações com muitas diferenças durante séculos. Sociedade civil, ONGs e corpos de protecção civil organizaram-se rapidamente e enviaram equipas de resgate gregas à Turquia, algo que mudou a percepção dos vizinhos. Desde então, as relações entre os dois países melhoraram e a cooperação aumentou consideravelmente.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: