11 junho 2009

Chegou ao FC Porto o Turco que é Belga e tem formação holandesa

O Turco Engin Bekdemir, de 17 anos, assinou por três temporadas pelo FC Porto. Trata-se de um médio-ofensivo, capitão da Selecção de Sub-17 da Turquia, mas que tem passaporte comunitário, uma vez que nasceu na Bélgica.
Na época que agora terminou, jogou na equipa A1 dos Holandeses e fez parte da lista secundária do clube para Liga dos Campeões. Bekdemir ainda tinha mais um ano de contrato com o PSV, mas abdicou dos salários que teria direito a receber para cumprir o desejo de jogar no FC Porto.
Aos oito anos, Bekdemir mudou-se do Beverlo para o PSV para ser orientado por Patrick Greveraars, actual treinador de juniores do FC Porto. "Sou um médio-ofensivo, bom tecnicamente, e o jogador com mais assistências da equipa jovem do PSV. Além de ter 35 internacionalizações pelas selecções jovens", explicou a um jornal holandês, que deu grande destaque à mudança.
Foi no Europeu de Sub-17 que terá convencido os responsáveis portistas a tentar a contratação. "Fui contactado por pessoas ligadas ao FC Porto por causa do Patrick. Sabia que ele ficaria muito feliz se me voltasse a treinar", referiu. Bekdemir esteve duas semanas à experiência no Olival, tempo suficiente para lhe ser oferecido um contrato de três épocas.
"Na segunda-feira à noite, estive no Estádio do Dragão e assinei o contrato directamente com o presidente", sublinhou. A seguir, vestiu a camisola do FC Porto que tinha comprado uns dias antes para festejar o tetracampeonato.
Engin Bekdemir voltou entretanto a casa, na Bélgica, para passar as férias, sendo esperado no Porto a 19 de Julho para iniciar os trabalhos com a equipa de Sub-19. "Vou viver num apartamento com mais três jovens do clube. É um grande passo na minha carreira, sempre sonhei em jogar numa grande equipa e num estádio como o do Dragão", acrescentou.
A transferência para o FC Porto foi mediada por Arie Treffers, antigo árbitro - apitou o primeiro jogo de Ronaldo, o Fenómeno no PSV - e actualmente empresário, que revelou a existência de outros interessados.
"O Manchester City, o Galatasaray e o Fenerbahçe também perguntaram por ele, mas creio que se vai adaptar bem ao FC Porto, um clube que promove jovens para depois os vender. O Engin vai estar numa grande montra do futebol europeu", concluiu.
Foi Patrick Greveraars, treinador holandês dos juniores do FC Porto, quem sugeriu a contratação do jogador, com quem já tinha trabalhado nas camadas jovens do PSV. Greveraars chegou ao Dragão em Julho de 2007, no âmbito de uma renovação do projecto e, em Maio deste ano, prolongou o contrato por mais três anos.
Além de orientar os juniores, supervisionando o trabalho da formação, Patrick Greveraars também costuma ter um papel activo nos jogos que o FC Porto faz na Liga Intercalar, partilhando o banco com Rui Barros.

(Fonte: O Jogo)

Sem comentários: