22 maio 2009

O casal Cavaco Silva na Turquia

A visita de Cavaco Silva à Turquia teve duas partes bem distintas. Uma, política, decorreu em Ancara e teve um dia particularmente intenso. Audiência com o presidente turco, Abdullah Gül, intervenção na Grande Assembleia Nacional e uma reunião com o maior partido da oposição. Depois, já em Istambul, foi a vez do turismo e da cultura dominarem os dois dias, sem esquecer uma intervenção aos empresários turcos e portugueses. Mas Maria Cavaco Silva não foi uma mera assistente nesta visita do Presidente da República. Com dois programas alternativos em Ancara, visitou dois museus e virou professora de Português de uma vintena de jovens turcos. Em Istambul, nas visitas aos locais mais conhecidos da cidade, aos palácios, às mesquitas e à cisterna, o casal presidencial andou sempre rodeado de muitos seguranças e de muitos turistas.
Cavaco e Maria lá encontraram o habitual casal português e o Presidente foi beijado na cara pela mulher, muito feliz. O pior foi quando uma espanhola, com muito salero, tentou fazer o mesmo. Aí não foi um ‘armário’ turco que agiu. Foi Maria Cavaco Silva quem deu um bom empurrão à atrevida. Um chega para lá muito decidido e dissuasor.

TURQUIA I: COMUNISTA APANHADO COM A MÃO NO DOCE

Quatro deputados foram à Turquia com Cavaco Silva. E todos representaram dignamente o Parlamento. Strech Ribeiro, do PS, Duarte Pacheco, do PSD, Teresa Caeiro, do CDS, e João Oliveira, do PCP, cumpriram às mil maravilhas as suas funções, sempre com cara simpática e divertidos. Então o jovem deputado João Oliveira foi uma enorme surpresa para quem não o conhecia. Divertido foi quando foi apanhado a comprar uns doces na Capadócia e alguém o fotografou. Aí o jovem até corou.

TURQUIA II: EMPRESÁRIO SOFRE MESMO

Jorge Armindo, da Amorim Turismo, foi um dos empresários que acompanharam o Presidente da República à Turquia. Na parte turística da visita lá se foi defendendo dos passeios acelerados. Mas na Capadócia sofreu a bem sofrer para suportar o calor e as subidas. Um empresário de peso sofre muito.

KÁTIA GUERREIRO ATÉ NO AVIÃO CANTOU

Katia Guerreiro foi de novo à Turquia com um Presidente da República. Primeiro Sampaio, agora Cavaco. Os jornalistas não foram ao seu concerto. Mas não se livraram de uns fados nas traseiras do avião.

JORNALISTA SEMPRE: O QUE PREPARA MARIA JOÃO?

A jornalista Maria João Avillez foi à Turquia como convidada do Presidente da República. Não tinha de aturar todos os dias as declarações, as correrias, as entrelinhas e principalmente a ditadura dos caracteres. Mas quem pensa que Maria João Avillez foi apenas dar um passeio à Turquia está redondamente enganado. A jornalista, mesmo como convidada, é sempre jornalista, e andava atenta a tudo o que se passava. Veremos daqui a uns tempos o que irá escrever Maria João Avillez.

(Fonte: Correio da Manhã)

Sem comentários: