27 dezembro 2008

Turquia diz que ataque israelita a Gaza foi "falta de respeito" aos esforços turcos pela paz

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou hoje o ataque lançado pelo Exército israelita na Faixa de Gaza, que deixou pelo menos 208 mortos, ao qualificá-lo como uma falta de respeito aos esforços turcos pela paz.
"Isto é uma falta de respeito para connosco. Não somos um país qualquer. Somos um país que trabalha para que predomine a paz", disse Erdogan, em referência ao papel de mediador de Ancara para facilitar conversas indirectas entre Israel e Síria.
Erdogan explicou aos jornalistas que o ataque foi um duro "golpe à paz" na região, um objectivo no qual a Turquia tem trabalhado intensamente.
O primeiro-ministro pediu a intervenção da ONU no conflito e assegurou que tinha cancelado uma conversa por telefone com o chefe do Governo israelita, Ehud Olmert, ao ouvir sobre a operação da aviação judaica.
A Turquia é o aliado mais importante de Israel na região e Olmert esteve na segunda-feira passada em Ancara, onde se reuniu com autoridades turcas.
Depois das palavras de Erdogan, o Ministério dos Negócios Estrangeiros publicou um comunicado no qual condenava o ataque da aviação israelita, que terá um "grande efeito negativo na estabilidade regional".
A declaração escrita pediu para Israel cessar imediatamente a operação militar e ressaltou que é de vital importância transferir ajuda a Gaza para evitar uma tragédia humanitária.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: