28 dezembro 2008

Marca turca na final da taça UEFA


A identidade visual da final da Taça UEFA desta época, a realizar no Estádio Sükrü Saraçoglu, em Istambul, no dia 20 de Maio de 2009, foi apresentada na passada terça-feira. A final da Taça UEFA tem demonstrado, nos últimos anos, ter uma personalidade singular, através da criação de um design visual completo, desenvolvido especialmente para o evento, e este ano não vai ser excepção.


História em destaque

A ideia por detrás da criação de uma identidade visual para cada final baseou-se no desenvolvimento de um design específico, que inclua a Taça UEFA e lhe adicione uma característica distintiva da cidade anfitriã, com o objectivo de ajudar a promover a final e realçar o prestígio de um dos maiores eventos desportivos da Europa. Esta época, o conceito foca-se na história, património e retrato moderno de Istambul, com uma interpretação contemporânea dos tradicionais mosaicos. Motivos otomanos e bizantinos influenciaram o estilo global dos ícones do futebol e dos estádios.


Marcos famosos

O espaço central do mosaico tem a forma do Bósforo, o lendário canal marítimo que divide a cidade, entre a parte oriental e ocidental, mas que também forma a ponte que une os dois continentes, Europa e Ásia. Foi dado relevo ao Estádio Şükrü Saracoğlu, onde joga o Galatasaray AS, situado perto do rio Bósforo. Uma representação do próprio caminho para a final, destacando o encontro de duas identidades, dois continentes, duas equipas.


Cerimónia de apresentação

O design do evento foi apresentado numa cerimónia especial, na Süreyya Opera House, na presença de representantes da cidade de Istambul, da UEFA e da Federação Turca de Futebol (TFF). "Estamos orgulhosos por dar a conhecer o nome desta cidade e do nosso país", revelou o líder da TFF, Mahmut Özgener. "Acredito que esta final vai abrir novas portas à Turquia, tendo em vista eventos de maior dimensão, como um Campeonato da Europa". Şenes Erzik, vice-presidente da UEFA e presidente honorário da TFF, acrescentou: "Estou muito feliz e orgulhoso. Istambul aprendeu com outras experiências do passado, como a final da UEFA Champions League, em 2005, entre o Liverpool e o Milan. Posso garantir que os que se deslocarem a Istambul no próximo mês de Maio serão muito bem recebidos, segundo as tradições turcas".


Venda de bilhetes

A cerimónia marcou também o início da venda de bilhetes para os cidadãos turcos, através do site da Federação Turca de Futebol. Os ingressos foram colocados à venda na sexta-feira, a partir das 11h00 (Portugal Continental) e estarão disponíveis até ao dia 23 de Janeiro. Os adeptos turcos vão poder comprar um máximo de dois bilhetes, com os preços a oscilarem entre os 75 e os 130 euros.

(Fonte: UEFA)

Sem comentários: