11 outubro 2008

Turquia voltou às vitórias

A Turquia voltou às vitorias no Grupo 5 da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010, ao bater este Sábado a Bósnia-Herzegovina por 2-1. Contudo, a equipa da casa teve de dar a volta ao marcador no encontro que teve lugar no Estadio Inönü, em Istambul.

Lesão de Karadeniz
Depois do empate caseiro ante a Bélgica na última partida, a Turquia voltou a ter problemas, pois no minuto 26 Edin Dzeko colocou os balcânicos na frente. Porém, os tentos já na segunda parte apontados por Arda Turan e Mevlüt Erdinç deram a segunda vitória no grupo à equipa de Fatih Terim. A Turquia não contou com Semih Sentürk, Nihat Kahveci e Gökhan Üna, pelo que Terim deu ao avançado de 17 anos, Batuhan Karadeniz, a estreia pela selecção, colocando-o ao lado de Mevlüt Erdinç. A contribuição de Karadeniz foi mais curta que o esperado, pois uma lesão no ombro obrigou-o a dar lugar a Nuri Sahin, a sete minutos do intervalo.

Dzeko marca
A Turquia começou bem e empurrou o adversário para a sua defesa, mas não logrou criar ocasiões de golo. Os bósnios, privados de Safet Nadarević, que se lesionou na véspera do encontro, foram ganhando confiança e subindo no terreno com o andar do relógio. Foi, assim, sem surpresa que chegaram ao golo, quando Dzeko, de cabeça, marcou na sequência de um livre da esquerda, aos 26 minutos de jogo.

Mevlüt resolve
A Bósnia-Herzegovina manteve-se na frente até ao intervalo, mas a Turquia viria a reagir e empatou num lance semelhante seis minutos após o recomeço, por intermédio de Arda Turan, na sequência de um livre de Sabri Sarioglu. A Turquia pressionou ainda mais na procura do tento da vitória, que chegaria mesmo aos 66 minutos, graças a um disparo de Mevlüt. Os Turcos vão agora procurar manter este registo quando se deslocarem a Talin para defrontar a Estónia na quarta-feira, enquanto a Bósnia-Herzegovina recebe a Arménia em Zenica.

(Fonte: UEFA)

Sem comentários: