03 agosto 2008

Vinte e sete recém-nascidos morrem em 15 dias em hospital público na Turquia

Vinte e sete recém-nascidos morreram nos 15 últimos dias num hospital público de Ancara, anunciou a chefe da equipa médica deste estabelecimento, citada pela agência de notícias Anatólia.
Enquanto os médicos atribuíram as mortes a diversas causas, um sindicato denunciou as péssimas condições de higiene no estabelecimento.
A direcção do hospital, que tinha anunciado que um terço das mortes tinha sido provocada por doenças infecciosas, anunciou em entrevista colectiva que os resultados dos testes efectuados não mostraram sinais de infecção. Os recém-nascidos, todos prematuros, morreram por outras causas, como hipertensão, insuficiência cardíaca ou complicações pós-parto, afirmou o chefe da maternidade, citado pela agência Anatólia. "Os testes não indicaram qualquer anomalia", declarou Uğur Dilmen, destacando que 47 dos 504 bebés tratados no hospital em Julho morreram. Ele descartou que a negligência dos médicos possa ter sido uma das causas das mortes. O hospital é um dos mais frequentados de Ancara e trata vários casos complicados, recebendo recém-nascidos procedentes de todo o país, ressaltou Dilmen. O sindicato dos trabalhadores das profissões médicas SES, que disse ter sido informado por alguns de seus membros funcionários do hospital, confirmou as 27 mortes, mas afirmou que todas elas foram registadas em apenas três dias desta semana, entre quinta-feira e Sábado. Para a secção do SES em Ancara, a propagação das doenças deve-se às péssimas condições de higiene dentro do hospital, onde obras estão em andamento e onde o número de pacientes é muito superior à capacidade do estabelecimento. "A sala de parto foi deslocada para um edifício que não satisfaz as condições de higiene, o que favorece as contaminações", explicou à AFP Ibrahim Kara, um representante do SES. O sindicato também criticou a superlotação do estabelecimento. "Houve casos de duas ou três mulheres à espera na mesma maca antes de dar à luz, e de três recém-nascidos colocados na mesma incubadora", afirmou Kara.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: